Aumente o OEE do seu processo com a tecnologia IO-Link

3 problemas que indicam que um sistema de automação industrial precisa de melhorias
3 problemas que indicam que um sistema de automação industrial precisa de melhorias
11 de julho de 2019
RFID
Rastreabilidade de produção: por que a etiqueta de radiofrequência é a solução para auxiliar nesse processo?
26 de julho de 2019
Aumente o OEE do seu processo com a tecnologia IO-Link

O protocolo IO-Link traz inúmeras vantagens às empresas. Mas o que muitas não percebem é que a tecnologia presente nos dispositivos de automação industrial resulta em outro ponto positivo fundamental para as indústrias: a Eficiência Global do Equipamento (OEE).

Saiba mais sobre essa relação no artigo de hoje.


O que é a Eficiência Global do Equipamento (OEE)

Trata-se de um indicador para medir a eficiência dos processos de uma indústria. O cálculo de OEE considera 3 fatores para chegar ao resultado: disponibilidade das máquinas para a operação; desempenho do processo industrial; e a qualidade dos produtos fabricados (ou seja, sem refugos no processo). A partir dessa análise é possível avaliar a produtividade nas indústrias.

Para chegar a um nível de OEE 100% é preciso que os equipamentos estejam sempre disponíveis (ou seja, sem paradas de máquinas na produção), fabricando apenas itens sem defeitos, e o mais rápido possível (o que indica a alta performance).

Embora, na prática, seja difícil alcançar esse patamar, é possível chegar a um bom índice com o auxílio de uma ferramenta fundamental para o fornecimento de dados utilizados no cálculo: a tecnologia IO-Link.


Por que o IO-Link é fundamental para o cálculo de OEE

O protocolo de comunicação IO-Link permite integração total entre os componentes da automação industrial. E esse grande volume de dados sobre a atuação dos dispositivos, de sensores industriais à soluções de visão, fica sempre à disposição dos gestores.

Na prática, isso significa que a tecnologia IO-Link possibilita que a empresa tenha diagnósticos contínuos dos dispositivos, o que evita as falhas e paradas da produção e, consequentemente, traz facilidade na manutenção (além de reduzir a necessidade da mesma). Um dos motivos para que a manutenção seja mais ágil e fácil com IO-Link é o fato de que, assim, é possível substituir o sensor rapidamente. Os parâmetros do sensor antigo são repassados para o novo, por meio do master. Em outras palavras, o controle total sobre o que ocorre na linha de produção (mesmo de forma remota), por meio da identificação e diagnóstico dos componentes, permitem que a empresa atue de forma preventiva para reduzir os erros e aprimorar o processo constantemente. Ou seja, a indústria se torna mais eficiente com IO-Link e, assim, pode atingir níveis cada vez mais altos de OEE.

Quer saber mais sobre as vantagens que o IO-Link pode trazer para sua empresa? Faça o download do e-book sobre IO-Link da Balluff e entre em contato com nossos especialistas para solicitar uma consultoria gratuita!