Aplicações de uma fonte chaveada na indústria
Balluff Brasil
Balluff Brasil
23 de maio de 2019

Aplicações de uma fonte chaveada na indústria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Todas as indústrias precisam de fontes de alimentação confiáveis para seus processos. E a fonte chaveada, também conhecida como fonte comutada, faz parte desse grupo de tecnologias tão importante.

Saiba mais sobre esse produto e suas aplicações no artigo de hoje.

 

O que é a fonte chaveada

Há dois tipos de fontes de alimentação: lineares e chaveadas. As primeiras são alimentadas pela rede elétrica, em voltagem 110V ou 220V. A atuação da fonte linear é feita a partir da chave seletora e do transformador.

Já a fonte chaveada chegou ao mercado como uma inovação perante a fonte linear. Isso porque o equipamento, além de ocupar menos espaço e ser mais leve, apresenta maior rendimento. O rendimento da fonte chaveada é de 89%, enquanto o da fonte linear alcança apenas 50%.

 

Vantagens e usos da fonte chaveada ou fonte comutada

Na Balluff é possível encontrar fontes chaveadas compactas e em trilho DIN. Devido a seu tamanho, a fonte compacta é ideal para a montagem direta em máquinas automáticas e carcaças de máquinas. O produto é utilizado para alimentar sensores industriais, comandos, IHMs e PCs, com tensões à escolha do cliente, entre 5V e 24V.
A fonte em trilho DIN, por sua vez, atuam como provedores de serviços no ramo da automação industrial. Também é possível escolher modelos entre 12V e 48V. Os dispositivos possuem saída de diagnóstico para integração no diagnóstico da máquina.

De modo geral, as aplicações de uma fonte chaveada no ramo industrial dependem da necessidade de cada empresa e a adequação das tecnologias aos processos deve ser acompanhada sempre por um especialista.

Quer saber mais sobre a fonte chaveada e encontrar o produto ideal para sua indústria? Entre em contato com os especialistas da Balluff!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.