Todas as indústrias precisam de fontes de alimentação confiáveis para seus processos. E a fonte chaveada, também conhecida como fonte comutada, faz parte desse grupo de tecnologias tão importante.
Saiba mais sobre esse produto e suas aplicações no artigo de hoje.
O que é a fonte chaveada
Há dois tipos de fontes de alimentação: lineares e chaveadas. As primeiras são alimentadas pela rede elétrica, em voltagem 110V ou 220V. A atuação da fonte linear é feita a partir da chave seletora e do transformador.
Já a fonte chaveada chegou ao mercado como uma inovação perante a fonte linear. Isso porque o equipamento, além de ocupar menos espaço e ser mais leve, apresenta maior rendimento. O rendimento da fonte chaveada é de 89%, enquanto o da fonte linear alcança apenas 50%.
Vantagens e usos da fonte chaveada ou fonte comutada
Na Balluff é possível encontrar fontes chaveadas compactas e em trilho DIN. Devido a seu tamanho, a fonte compacta é ideal para a montagem direta em máquinas automáticas e carcaças de máquinas. O produto é utilizado para alimentar sensores industriais, comandos, IHMs e PCs, com tensões à escolha do cliente, entre 5V e 24V.
A fonte em trilho DIN, por sua vez, atuam como provedores de serviços no ramo da automação industrial. Também é possível escolher modelos entre 12V e 48V. Os dispositivos possuem saída de diagnóstico para integração no diagnóstico da máquina.
De modo geral, as aplicações de uma fonte chaveada no ramo industrial dependem da necessidade de cada empresa e a adequação das tecnologias aos processos deve ser acompanhada sempre por um especialista.
Quer saber mais sobre a fonte chaveada e encontrar o produto ideal para sua indústria? Entre em contato com os especialistas da Balluff!