Adequação à NR12: melhore o índice de segurança de suas máquinas com Safety over io-link

Aumente a vida útil dos sensores instalados em ambientes sujeitos ao calor: opte por sensores resistentes a altas temperaturas
28 de novembro de 2019
Faça de 2020 o ano da fabricação inteligente
12 de dezembro de 2019
Sua empresa está de acordo com as exigências da NR 12? Investir em Safety, ou soluções de segurança na automação industrial é fundamental para reduzir riscos nos processos na indústria. Neste artigo, destacamos como adequar a fábrica à norma e melhorar o índice de segurança das máquinas e, consequentemente, a produtividade da equipe. Confira.


O que é a Norma Regulamentadora no12?


A Norma Regulamentadora No 12, ou NR 12, publicada em 1978, dispõe sobre medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade da equipe durante as atividades de trabalho junto às máquinas e equipamentos. De acordo com a NR 12, é função da indústria adotar tais medidas, sejam elas de proteção coletiva, administrativas ou de organização do trabalho, ou de proteção individual.

Nesse contexto, entram dispositivos de proteção, desenvolvidos para que o acionamento, a partida e a parada de máquinas sejam realizadas de forma rápida e segura.

Na Balluff, a linha Safety é completa, com foco em promover a segurança no ambiente industrial, em todos os segmentos, sendo composta por produtos e componentes que são facilmente integrados ao sistema de controle dos equipamentos.


Qual é a importância de Safety e Safety over IO-Link na indústria?


Além de sensores e chaves de segurança, dispositivos ópticos, dispositivos de bloqueio, e dispositivos de comando, uma boa linha de dispositivos de segurança, como a da Balluff, conta com Safety over IO-Link.

Tratam-se de módulos de segurança com tecnologia IO-Link, onde podem ser conectados diferentes componentes de segurança. Dentre eles, hubs, sensores de segurança, chaves de segurança, dispositivos de bloqueio seguro ou de parada de emergência.

As qualidades do Safety over IO-Link se destacam, por exemplo, em uma fábrica onde há problemas por conta do excesso de fiação e o espaço ocupado pela máquina.

Afinal de contas, a desorganização pode resultar em falhas, rompimento dos cabos e até mesmo acidentes de trabalho.

Na prática, com os equipamentos de Safety over IO-Link é possível ter uma conexão segura, com menor quantidade de cabos e menor área de instalação de cada máquina. Isso resulta em economia, maior eficiência e aumento da produtividade da equipe, com menor risco de acidentes, o que é fundamental para se adequar à NR 12.

Se você precisa de ajuda para adequar sua indústria à NR 12, com soluções inteligentes de Safety, como Safety OVER IO-Link, entre em contato com a Balluff!