A utilização das barreiras óticas multifuncionais na automatização da indústria

13 de setembro de 2022

A digitalização das operações industriais é uma tendência no mercado. Conheça os sensores de barreira ótica multifuncional e entenda a relação com a automatização de processos.

A adequação das atividades dentro das indústrias para que estejam dentro dos processos de transformação digital é uma tendência no mercado. Nesse contexto, a otimização de tarefas por meio da automação industrial é algo visto no dia a dia das fábricas e grandes empresas.

A automação industrial faz parte do que chamamos de Indústria 4.0, a Quarta Revolução Industrial, que é resultado de uma série de processos de digitalização de atividades, processos e sistemas de produção.

Para tornar essa transformação possível, gestores têm optado por ferramentas e estratégias capazes de atender às demandas da digitalização, entre elas o uso de sensores, sobretudo os óticos.

Com precisão e eficiência aliadas à tecnologia de ponta, os equipamentos detectam objetos e verificam tamanho, formato, cor, distância e espessura dentro de um processo da linha de produção.

Entre os tipos de sensores utilizados nas indústrias, as barreiras óticas multifuncionais (BLA) têm destaque, com a possibilidade de identificar as peças, determinar posições, contar os objetos e ainda viabilizar diversas possibilidades de medição.

Em meio a essa linha de produtos, algumas tecnologias se destacam. Confira três inovações da linha de sensores óticos da Balluff.

Conheça no artigo abaixo um pouco mais sobre os sensores óticos e como eles podem ajudar no processo de digitalização das fábricas.

Operação industrial na digitalização dos processos 

As mudanças nos processos e operações industriais com a digitalização são imprescindíveis.

Para caracterizar uma fábrica no caminho da digitalização, podemos imaginar um cenário onde o trabalho manual e a atuação de equipamentos digitais ocorrem de forma simultânea e conjunta.

Os sensores, por exemplo, são importantes ferramentas para implementar a digitalização das indústrias. Atuando no monitoramento de soluções de maquinário industrial, eles geram melhorias como a automação de operações, otimização de todo o processo de produção e introdução das fábricas na Indústria 4.0.

Sensores óticos

O uso de sensores industriais torna as empresas muito mais eficientes, graças à alta tecnologia presente nos pequenos dispositivos. Com isso, os equipamentos podem exercer as mais diversas funções no processo produtivo.

A linha de sensores óticos da Balluff tem equipamentos confiáveis que detectam com acurácia a presença de objetos. Além disso, verificam também características como o formato, cor, distância e espessura dos itens.

O portfólio conta com sensores com todos os tipos de luz, desde vermelha, infravermelha e tecnologia laser, capazes de identificar diferentes alcances com ou sem supressão de fundo.

Transformações tecnológicas

A transformação digital deve ser um dos grandes pilares na reviravolta do setor automotivo. Seja dentro das fábricas, nos pontos de vendas de peças ou nos novos mercados de atuação, a tecnologia está cada vez mais presente.

Um dos principais motivos dessa transformação se deve ao fato de que, constantemente, as empresas estão reformulando seus processos por meio de tecnologias de gestão e automação industrial.

As tecnologias de automação chegam como importantes aliadas na modernização da manufatura, trazendo soluções mais inteligentes e ágeis, o que resulta na assertividade nas atividades fabris e na redução de custos.

Outro aspecto em crescimento é a modernização das oficinas mecânicas, também com maquinário tecnológico e muitas vezes inteligente. Essa atualização dos equipamentos aumenta a procura por novas peças e soluções.

Por fim, outro pilar da transformação está relacionado à busca por veículos elétricos. A mobilidade sustentável, sobretudo com os carros que não são movidos a combustíveis fósseis, tem chamado a atenção de fabricantes e consumidores, com veículos repletos de tecnologias e novas tendências veiculares.

Barreira ótica multifuncional

A barreira ótica multifuncional BLA faz parte da linha de sensores da Balluff e é capaz de combinar até três diferentes tipos de tarefas de medição paralelas em um aparelho: identificação de peças, determinação de posições e contagem de objetos.

Para que essa tarefa seja possível, a BLA conta com diversos modos de medição que permitem verificar o diâmetro dos objetos, largura e localização de fendas, posição dos cantos e quantidade de peças.

A faixa de luz contínua e homogênea é gerada por um laser de luz vermelha com potência e visibilidade. Por meio de um painel de comando intuitivo, é possível programar até seis objetos diferentes e realizar saídas digitais.

Por que investir nessa tecnologia?

O uso das ferramentas adequadas para otimizar as atividades e processos traz inúmeros benefícios para as indústrias.

Muito mais do que equipamentos de identificação e avaliação de objetos, os sensores podem ser muito úteis para transformar a rotina das fábricas. Confira alguns dos principais benefícios de utilizar esse sistema na sua indústria:

Equipamentos poderosos

Os sensores são equipamentos que oferecem funcionalidades avançadas e de relevância para o andamento dos processos de produção, entre elas:

  • Identificam todos os tipos de luz e todos os princípios de funcionamento.
  • Têm diferentes alcances, para perto e para longe.
  • Podem ser ajustados de acordo com as exigências de cada projeto de automação, robótica, montagem e manuseio.
  • São produtos robustos e confiáveis e podem ser utilizados em condições severas.
  • Possuem flexibilidade no planejamento e na instalação.

Era da Indústria 4.0

A adequação das atividades utilizando os sistemas de sensores e barreiras óticas leva a empresa para o cenário da automação da Indústria 4.0. Seguindo as tendências da digitalização de processos, a empresa torna-se mais competitiva no mercado, inova nos procedimentos fabris, tem uma redução considerável de custos e conquista melhores resultados.

Solução confiável

Produtos que viabilizam a automação industrial carregam tecnologias e inovação em seu conceito. Quando projetos de qualidade, sobretudo utilizando as soluções de automação da Balluff, são aplicados nos processos produtivos, os resultados são superiores.

Conheça nossa diversidade de sensores industriais e as ferramentas ideais para uma automação industrial de excelência.

Conheça mais sobre a BLA

Com combinação de até três diferentes tarefas de medição (identificação de peças, determinação de posições e contagem de objetos) e especificações técnicas de alta performance, a barreira ótica multifuncional é capaz de levar tecnologia e assertividade para o projeto industrial da sua empresa.

Confira abaixo as principais características da BLA:

  • Invólucro metálico robusto para uma montagem estável e um alinhamento preciso.
  • Faixa de luz com 50 mm de largura.
  • Até 2 m de distância entre o transmissor e o receptor.
  • Excepcional resolução de 0,01 mm.
  • Duas saídas analógicas de configuração livre.
  • Três saídas digitais programáveis.
  • Supressão inteligente de contornos de interferência pressionando um botão.
  • Operação simples e intuitiva através de display com indicação de texto.
  • Apenas uma alimentação de tensão para ambos os sensores – economia nas despesas de cabeamento, fontes de alimentação e custos.
  • Aparelho autárquico – não são necessários acessórios complementares, tais como controlador, PC ou software.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre nossas soluções? Entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Assine nosso conteúdo
E-Books
Vídeos
[crp]

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: