A tecnologia pode evitar acidentes no chão de fábrica?

Como-melhorar-a-sua-relacao-de-custo-beneficio-em-poucos-passos-blog
Como melhorar a sua relação de custo benefício em poucos passos?
11 de julho de 2017
o-investimento-certo-para-a-eficiencia-na-industria
O investimento certo para a eficiência na indústria
18 de agosto de 2017
acidente-de-trabalho

Reduzir os acidentes de trabalho ainda é uma preocupação constante de vários gestores. E isso não é por acaso. Entre 2012 e 2016, o Brasil registrou 3,5 milhões de casos que resultaram em 13,3 mil mortes. Esses acidentes representaram R$ 22 bilhões aos cofres públicos em afastamentos e licenças médicas, além de muitos problemas para os donos das fábricas onde esses trabalhadores atuavam.

Por ano, a Previdência Social estima uma média de 700 mil acidentes de trabalho no país. Todos esses dados, colocam o Brasil como a quarta nação do mundo que mais registra acidentes durante o exercício da profissão.

Reverter esse quadro é algo urgente e imperativo. Embora existam muitas normas reguladoras que buscam trazer mais segurança ao chão de fábrica, nem sempre os gestores se atentam a esses cuidados ou oferecem treinamentos adequados aos seus funcionários, que acabam colocando suas vidas em riscos por desconhecimento e despreparo.

Se você também vive preocupado com o número de acidentes na sua indústria ou quer torná-la ainda mais segura para fugir dessas estatísticas, continue a leitura e descubra como a tecnologia pode ser uma aliada importante.


A tecnologia e a redução de acidentes de trabalho

A automação e o uso de sistemas inteligentes chegaram de forma definitiva à produção industrial. Esse movimento é chamado de quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, e prevê uma nova forma de produção e de interação com o ambiente fabril, com o uso de tecnologias de sensores, módulos inteligentes e uma comunicação precisa e remota entre as máquinas.

Embora muitas indústrias brasileiras ainda não atuem nesse sistema, investir em automação industrial já é uma exigência importante para que as indústrias continuem “vivas” em mercados extremamente competitivos.

Além de todos os benefícios que a tecnologia pode trazer em relação ao aumento de produtividade e redução de custos, você sabia que ela também pode contribuir para a segurança no seu chão de fábrica? Esse é um dos motivos que têm feito com que muitos gestores comecem a olhar com mais atenção para essas soluções.


Sensores inteligentes

Os sensores inteligentes são responsáveis por serem precursores de toda a revolução tecnológica que temos visto na indústria atualmente. Além das inúmeras funções que eles possuem, esses itens também têm ajudado a trazer mais segurança às indústrias.

Muitos funcionam de modo a evitar, por exemplo, que os funcionários operem as máquinas de maneira inadequada, introduzindo partes do corpo em locais que podem causar acidentes ou emitindo sinais de alerta quando alguma operação incorreta está sendo executada.

Mas não é só. Muitos sensores inteligentes são capazes de calcular, por exemplo, a quantidade ideal de fluidos ou de outros itens, impedindo que alguns pontos de segurança sejam negligenciados e colocando em risco toda a segurança da fábrica.

Esses sensores conseguem “ler” o ambiente, entendendo possíveis variações de movimento, temperatura, calor, luz e outras e propondo soluções ou tomando ações que impeçam situações fora de controle.


Módulos IO-Link

Outro ponto que veio a contribuir com a maior segurança nos ambientes industriais foi o uso dos módulos IO-Link. Essa tecnologia permite o acesso remoto de vários componentes essenciais ao sistema, dando aos operadores e também às equipes de manutenção muito mais segurança na execução das suas funções.

Sem a necessidade de desligar as máquinas é possível, por exemplo, realizar pequenas atividades de manutenção à distância, impedindo acidentes e ainda evitando a parada completa da produção durante um longo período.

Ao não expor o seu trabalhador a situações degradantes, como calor excessivo ou ambientes insalubres (já que as máquinas podem ser operadas à distância), você oferece melhores condições de trabalho e evita as possibilidades de acidentes e de lesões sofridas por anos de exposição a essas condições degradantes.


Linhas Safety

Muitas empresas que oferecem tecnologia para automação industrial trabalham com segmentos chamados “linhas safety”, que são conjuntos de sistemas capazes de ajudarem a reduzirem os riscos de acidente, podendo ser instalados de maneira simples em todos os equipamentos já presentes na indústria.

Na prática, muitas dessas linhas conseguem integrar os sistemas de funcionamento das máquinas com sistemas de segurança, fornecendo dados precisos de funcionamento de todas as aplicações, com presença de botões de emergência e chaves de segurança, que permitem o desligamento rápido do sistema quando uma falha é detectada.


Cortina de luz de segurança

Essa é uma tecnologia que pode ser aplicada em praticamente qualquer maquinário. Ela é capaz de detectar a presença de dedos, mãos e corpos em áreas de trabalho que apresentem perigo, interrompendo os movimentos considerados perigosos e evitando os acidentes, promovendo uma segurança elevada na manipulação de praticamente qualquer tipo de maquinário. A área de proteção é definida por um campo infravermelho e ajuda, além de tudo, a economizar, já que dispensa a necessidade de construção de grades de segurança, por exemplo.

Além de todas essas vantagens, investir em equipamentos modernos reduz a chance de outros problemas acontecerem, como panes elétricas, curtos-circuitos, incêndios, vazamento de gases e outras situações que podem colocar em risco não só os trabalhadores da sua indústria, mas todas as pessoas próximas ao entorno.


Quais outros benefícios que a tecnologia pode trazer a minha indústria?

Um dos principais motivos que faz com que muitos gestores evitem investir na automação industrial é o receio em relação aos custos. Mas, os benefícios que você colherá com o uso da tecnologia serão muito vantajosos ao seu negócio.

Reduzir o número de acidentes de trabalho pode significar menor número de afastamentos, menos processos trabalhistas e menor necessidade de contratação de mão-de-obra extra, influenciando positivamente no seu orçamento e balanço financeiro.

Além disso, a tecnologia pode trazer muitos benefícios a sua indústria, como:

  • aumento da produtividade;
  • melhora na qualidade do produto final, com a definição de parâmetros mais altos de inspeção;
  • mais rapidez na sua produção;
  • redução dos custos;
  • otimização dos recursos (como água e energia elétrica);
  • mais precisão em todos os seus processos;
  • acesso a informações reais e fidedignas que ajudam na tomada de decisões mais assertivas;
  • possibilidade de monitoramento remoto;
  • aumento da competitividade do seu negócio.

Todos esses benefícios, obviamente, ajudam a tornar o retorno sobre o investimento da automação industrial mais vantajoso, fazendo com que essa seja uma excelente solução para indústrias de todos os portes.

E, então, já está convencido de que investir em tecnologia na indústria pode ajudar a evitar acidentes e ainda trazer muitos benefícios reais a sua empresa? Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto, deixe um comentário pra gente.

sensores-industriais