Balluff Brasil
Balluff Brasil
28 de outubro de 2017

7 benefícios que a automação industrial pode trazer para o seu negócio!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

A automação industrial é uma realidade e uma exigência em vários setores, e pode trazer muitos benefícios reais a diversos tipos de indústrias, de portes e segmentos distintos. Estar preparado para a nova revolução industrial trazida pela tecnologia é extremamente importante e pode fazer com que o seu negócio se torne mais forte e competitivo, conseguindo produzir mais, com custos menores.

Se você ainda não investe na automação industrial, está na hora de rever os seus conceitos. Por isso, hoje nós montamos esse post bastante completo com tudo o que você precisa saber sobre o tema e os principais benefícios que a prática pode trazer a sua indústria. Confira!

 

O que é a automação industrial?

A automação industrial busca criar mecanismos capazes de produzir o melhor produto possível, com o menor custo. Assim, podemos dizer que um sistema automatizado é todo procedimento no qual as tarefas são feitas por um conjunto de elementos tecnológicos, buscando sempre considerar possíveis eventualidades, mantendo a segurança e a qualidade dos processos.

No início da automação industrial, esses sistemas eram fechados e controlavam individualmente cada processo de instalação, mas, com a evolução tecnológica, eles passaram a ser sistemas abertos, com maior capacidade, podendo abranger novos processos, capazes de otimizar o funcionamento de toda a planta da indústria.

Hoje, os sistemas de automação industrial são compostos por duas partes:

  • operacional: a automação atua diretamente nos processos e também faz com que as máquinas se movam e realizem determinadas operações desejadas. Os elementos que formam a parte operacional são dispositivos de acionamento e também de pré-acionamento, como compressores, válvulas, motores, pistões, sensores, entre outros.
  • controle: essa é a parte programável do sistema e normalmente é implementada com o auxílio do Controlador Lógico Programável (CLP) e de computadores industriais – capazes de fazerem a comunicação com todos os componentes do sistema, reconhecendo entradas e saídas, processando as ações de forma lógica e ainda realizando atualizações frequentes.

Outro ponto que merece destaque na automação industrial são os sensores e os atuadores, que juntos são capazes de captar variáveis importantes, como distinguindo a variação de certas magnitudes e ainda o próprio estado físico dos equipamentos, fazendo com que tudo funcione de maneira adequada.

Assim, podemos resumir que, são objetivos da automação industrial:

  • melhorar a produtividade da indústria, aumentando o número de itens produzidos por hora e reduzindo os custos de produção;
  • melhorar a segurança no chão de fábrica, eliminando a necessidade de presença humana em trabalhos perigosos;
  • realizar operações que, sem a automação, seriam impossíveis de serem feitas;
  • simplificar operações e serviços de manutenção.

Quais os benefícios trazidos com a automação industrial?

Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre o que é a automação industrial, é possível que já tenha notado alguns vários benefícios trazidos por ela, não é mesmo? Confira em detalhes.

 

 1- Mais produtividade 

Com a automação aplicada às suas máquinas é possível fazer ciclos mais rápidos de produção, com um nível maior de eficiência e de repetibilidade. Isso significa ampliar a níveis inimagináveis a capacidade produtiva da sua indústria.

Se, antes, você precisava de uma alta quantidade de mão de obra e era obrigado a respeitar a capacidade produtiva dos seus funcionários, hoje, com a automação, é possível ampliar essa capacidade a níveis muito maiores, produzindo em turnos de 24 horas, com maior precisão e mais velocidade, sem que outras variáveis atrapalhem sua produção, como greves, feriados, afastamentos médicos, entre outros.

 

 2- Mais qualidade no produto final 

Não adianta produzir mais, se a qualidade final for ruim ou incompatível com as exigências dos seus consumidores, não é mesmo? Em um mercado cada vez mais competitivo, produzir itens com qualidade acima da média é essencial – e é justamente isso que a automação industrial ajuda a trazer.

Com máquinas inteligentes analisando constantemente o que você produz – e a forma como produz, fica mais fácil padronizar a sua produção e o seu controle de qualidade, garantindo que todos os itens finais estarão de acordo com determinados padrões pré-estabelecidos e dentro do mais alto nível de qualidade, evitando que erros humanos acabem comprometendo o seu resultado.

 

3- Custos menores 

Produzir mais, melhor e com custos menores parece um sonho para você? Pois a automação industrial é capaz de lhe ajudar a chegar lá. Embora em um primeiro momento, o valor para investir nesses sistemas possa parecer alto, o retorno sobre o investimento é muito rápido, fazendo com que todas as inovações se paguem rapidamente e se transformem em benefícios reais à sua indústria.

Com a automatização, você necessitará de menos mão de obra, que poderão realizar menos turnos e horas extras, enxugando os seus custos de RH. Além disso, esses sistemas contribuem para a redução de vários outros custos agregados, como matéria prima (já que não existe desperdício) e recursos naturais, como água e energia elétrica.

 

 4- Mais segurança 

Os acidentes de trabalho são preocupações constantes dos gestores de indústrias, afinal eles podem comprometer bastante a sua produção e ainda significar enormes encargos trabalhistas, multas e outras preocupações. Mas, com a automação industrial, você poderá monitorar todos os seus complexos industriais, evitando que ações perigosas sejam realizadas pelos seus funcionários.

Sensores sonoros ou de luz, por exemplo, podem indicar quando alguém está fazendo alguma ação perigosa ou invadindo um espaço não seguro, impedindo irregularidades. Além disso, os sensores inteligentes podem ainda fazer a leitura do funcionamento de todas as máquinas, impedindo que elas quebrem ou coloquem em risco a segurança dos seus operadores.

Outra vantagem é que as máquinas podem substituir seus funcionários para operarem em locais com condições insalubres, como em altas temperaturas, locais explosivos, entre outros, reduzindo os riscos potenciais aos seus trabalhadores, sem interferir na sua produção.

 

5- Maior precisão

Como todos os processos envolvidos na sua produção são medidos pelo computador central, que conta com um sistema de inteligência artificial, fica mais fácil garantir a precisão das ações e o tempo para a produção. Além disso, diferentes tipos de sensores garantem que informação de qualidade são continuamente enviadas ao sistema, fornecendo uma visão muito mais real da sua indústria, garantindo ainda mais qualidade a sua produção.

Tudo isso, faz com que as probabilidades de falhas sejam praticamente zero e que você possa replicar ações de forma rápida, automatizada e segura.

 

 6- Maior vantagem competitiva

É claro que, com todas essas vantagens, a sua indústria será capaz de produzir um item final com valor mais acessível, maior margem de lucro e mais qualidade, tudo isso usando menos matéria-prima, recursos naturais e mão de obra, além de ter mais agilidade e precisão

Todas essas variáveis tornam a sua empresa mais forte e competitiva, fazendo com que você consiga competir de igual para igual em mercados altamente tecnológicos e com grande número de players, por exemplo, se mantendo forte mesmo em épocas de turbulência, podendo adequar a sua produção a qualquer realidade enfrentada de forma rápida e simples.

 

 7- Monitoramento remoto 

Com a integração dos sistemas promovida pela automação industrial é possível monitorar todo o seu complexo industrial. Graças à troca rápida de informações via internet e também ao armazenamento de dados importantes em nuvem, é possível ter um acesso rápido e uma visão clara sobre tudo o que acontece na sua indústria, mesmo sem estar fisicamente presente.

Todos os seus equipamentos, máquinas, computadores e sensores estão o tempo todo fazendo leituras e gerando um grande volume de informações, que podem ser organizadas e fornecidas via relatórios e outras formas de análise de dados, permitindo ter um controle maior da sua indústria, melhorando a sua gestão e otimizando os seus ganhos.

Como você pode notar, a automação industrial é essencial para que as indústrias consigam produzir mais e melhor, com custos menores e se firmando como marcas mais fortes e competitivas em diversos cenários. Já está convencido de que a automação industrial é essencial? Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Deixe um comentário pra gente!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.