5-razoes-para-implementar-o-RFID-Industrial-hoje-mesmo
Balluff Brasil
Balluff Brasil
19 de março de 2018

5 razões para implementar o RFID Industrial hoje mesmo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Que o RFID Industrial (identificação por radiofrequência) permite identificar e rastrear automaticamente objetos você já sabe. Talvez, o que você ainda não saiba é que essa tecnologia possui uma gama de aplicações tão vasta, que possivelmente, uma delas poderia se adequar perfeitamente à sua indústria. Por causa de suas características, essa ferramenta utiliza a radiofrequência para capturar dados e permite que um transponder seja lido sem a necessidade do campo visual direto, e até mesmo através de objetos feitos de materiais como madeira, plástico, papel e outros.

Essa tecnologia representa um grande avanço, pois garante precisão total na captura de informações, o que acaba por gerar vários benefícios diretos, como melhores tomadas de decisão, eliminação de erros e aumento consistente da produtividade.

Quer entender como essa tecnologia pode proporcionar tantos benefícios de uma só vez? Continue com a gente, vamos explicar nesse artigo por que o RFID industrial é uma ferramenta tecnológica tão importante.

 

Vantagens imediatas após o implemento do RFID Industrial

Sua tecnologia única, confere ao RFID Industrial uma série de vantagens, que podem ser sentidas imediatamente após sua implementação, como: operação segura mesmo em ambientes severos, como lugares úmidos, molhados, sujos, corrosivos, altas temperaturas, baixas temperaturas, vibração e choques. Além disso, o aparelho opera sem contato e sem a necessidade de campo visual direto.

Vale destacar também a variedade de formatos e tamanhos possíveis de serem utilizadas por meio do RFID industrial, possibilitando mais versatilidade ao seu uso.

Confira abaixo mais algumas vantagens dessa tecnologia:

  • Aumento da segurança;
  • Redução de custos operacionais;
  • Eliminação de erros humanos;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Aumento na velocidade dos processos, devido à automação dos mesmos;
  • Melhor controle em processos de qualidade;
  • Redução de perdas e inventários.

Agora, está na hora de te mostrar as 5 razões pelas quais você deve implementar o RFID hoje mesmo! Confira abaixo:

 

Redução de erros

Se você precisa controlar seu estoque, que tal acabar com o uso de planilhas manuais, e consequentemente, eliminar os erros? Quando se usa uma planilha, os dados tem que ser inseridos manualmente, o que pode levar a um erro, por mais cuidadosa que seja a pessoa que está fazendo esse preenchimento.

Além disso, esse tipo de solução toma muito tempo do trabalho, ao passo que, ao contar com o RFID Industrial você terá 100% de precisão no controle de seus dados do estoque.

 

Otimização das tomadas de decisão

Qual o primeiro passo para se tomar as melhores decisões? Um bom planejamento, sem dúvida alguma.

E para isso, é preciso contar com dados confiáveis e uma análise muito bem-feita. O RFID Industrial possibilita justamente isso, a geração de dados 100% confiáveis, o que facilita tanto no planejamento estratégico quanto na tomada de decisões.

 

Aumento de produtividade

Quando você elimina algo que é manual e não te traz velocidade na apuração dos dados (e muito menos precisão), automaticamente, o que você ganha é produtividade. Um exemplo clássico é o que acontece com indústrias do segmento de logística, que possuem grandes estoques.

No caso de uma indústria desse setor utilizar a contagem e a verificação manuais, o prazo para o término pode levar alguns dias. Com a tecnologia RFID Industrial esse tempo pode cair para, no máximo, 2 horas. Trata-se de uma diferença muito grande, que no final das contas, representa um ganho de produtividade imenso, pois as pessoas que teriam que ficar dias fazendo a conferência manualmente, podem ser deslocadas para outras atividades onde poderão render muito mais.

 

Diminui o desperdício

Em situações em que produtos e serviços têm demanda recorrente, é preciso estar atento ao estoque para não realizar compras que fujam à necessidade e causem gastos desnecessários.

Ao contar com a tecnologia RFID Industrial para gerir um armazém, por exemplo, é possível ganhar autonomia nas decisões de trabalho. Isso porque você terá a poucos cliques todos os dados e informações para orçar quantidades e especificações adequadas. O histórico de movimentação trará clareza sobre o uso das mercadorias evitando que elas fiquem paradas e gerem perdas.

 

Garantia de segurança para seus dados

Atualmente, a segurança da informação é um dos aspectos mais importantes para empresas de todo o mundo. O RFID Industrial mantém os seus dados de estoque mais seguros. Imagine perder toda uma papelada referente às movimentações de determinado fornecedor? Com as informações sendo controladas por uma rede de computadores, esse risco é praticamente eliminado.

Ficou convencido? Então contate agora mesmo um de nossos consultores. Vamos te explicar como implantar o RFID Industrial em sua indústria hoje mesmo.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.