5 razões para começar a usar o IO-Link a partir de agora!

IO-Link-para-ambientes-com-processos-de-lavagem
Módulos de rede com grau de proteção IP69 e corpo de aço
27 de junho de 2018
RFID
DMC vs. RFID em Manufatura
29 de junho de 2018
IO-Link-Automacao-industrial

Investir em tecnologia constantemente é fundamental para indústrias de qualquer segmento. A inovação da tecnologia, por exemplo, é uma das principais revoluções que chegaram ao setor, visto que promove a total transformação da automação industrial de forma eficiente e econômica.

Se sua indústria ainda não aderiu à tecnologia, veja 5 razões para começar a utilizá-la agora mesmo.


1. Aumento de produtividade: IO-Link promove a integração total dos sensores da produção

A tecnologia IO-Link é o primeiro padrão do mundo a promover a interface de sinais de entradas e saídas do chão de fábrica, estabelecendo uma comunicação eficiente com o controlador do processo. E essa conexão ponto a ponto, independente do fieldbus utilizado, promove total integração dos sensores da produção.

Dessa forma, é possível checar com maior precisão onde há problemas no processo, evitando acidentes e paradas e, consequentemente, garantindo o aumento da produtividade. Ou seja, sua empresa ganha em eficiência com IO-Link.


2. Redução da frequência de manutenção: IO-Link permite diagnósticos contínuos dos dispositivos

Além da integração entre os sensores, a tecnologia permite diagnósticos contínuos e abrangentes de todos os dispositivos. É essa característica que faz com que haja a minimização de acidentes e paradas destacada acima.

Outro ponto positivo da implantação da tecnologia, relacionado aos diagnósticos, é a redução da frequência de manutenção industrial, que pode gerar altos custos e prejuízos para a empresa.

Assim, a manutenção com IO-Link é mais fácil, rápida, e ajuda a empresa a reduzir custos.


3. Diminuir o risco de erros: IO-Link traz a substituição rápida do sensor

Com a transmissão contínua de dados, aliás, é possível não apenas saber sobre o trabalho dos sensores e identificar problemas, como também agilizar a substituição do sensor.

A substituição rápida e sem erros do sensor e o comissionamento imediato são possíveis porque os parâmetros do sensor IO-Link substituído são gravados automaticamente no novo sensor, pelo master.


4. Economia de tempo e dinheiro: IO-Link tem fácil instalação e leva a uma operação mais eficiente

Hubs de sensor IO-Link têm capacidade para incorporar e transmitir os sinais do comutador de até 16 binários. Além disso, o Master tem capacidade para transmitir grande volume de dados em pouco tempo: apenas 400µs são necessários para trocar 2 bytes de dados do processo. Com esse aumento no desempenho da automação proporcionado pelo gateway IO-Link, sua empresa economiza tempo e dinheiro.

Contudo, outros motivos também levam a esse bom resultado: a configuração central através do Master, que agiliza a instalação e o startup, e a eficiência promovida por meio da tecnologia.


5. Maior competitividade: IO-Link otimiza o desempenho da indústria e destaca a empresa no mercado

A versatilidade de aplicações do IO-Link é grande: dispositivos de segurança, dispositivos de visualização de processos (como, no caso da Balluff, a Smartcamera e a Smartlight), sistemas de monitoramento de nível em tanques, entre outros. Isso significa que a tecnologia IO-Link auxilia, por exemplo, em processos como o monitoramento da distância de dispositivos, rastreamento de peças, detecção de objetos, e diversos outros procedimentos.

Com toda a melhoria que a tecnologia leva à automação, é fato que sua empresa se torna muito mais competitiva no mercado, se destacando em meio aos concorrentes de forma imensurável.

Para saber mais sobre a revolução que a tecnologia tem trazido ao ambiente industrial, baixe gratuitamente o e-book gratuito "Descubra como o IO-Link é capaz de unir automação e tecnologia".

sensores-industriais