3 problemas que indicam que um sistema de automação industrial precisa de melhorias

sistema de visão industrial
Quer reduzir o número de refugos em sua empresa? A solução é o sistema de visão industrial!
4 de julho de 2019
Aumente o OEE do seu processo com a tecnologia IO-Link
Aumente o OEE do seu processo com a tecnologia IO-Link
18 de julho de 2019

A automação industrial chegou às empresas para trazer mais produtividade e eficiência em seus processos. No entanto, ter um bom projeto é indispensável para que o sistema de tecnologias controladas automaticamente cumpra esse objetivo. Listamos 3 indícios que apontam a necessidade de melhorias no sistema que você precisa conhecer. Veja a seguir!


1. Falhas e paradas nas máquinas da linha de produção, por conta de erros no projeto de automação industrial

Máquinas que param de funcionar ou que apresentam falhas constantes são o principal sinal de que há algum problema com o projeto de automação industrial da empresa. Isso acontece porque as soluções tecnológicas, como sensores industriais e ferramentas de processamento de imagem, devem ser dimensionados para cada companhia. Ou seja, um mesmo dispositivo que atende a demanda de uma organização não necessariamente irá atender com eficácia outra empresa. Cada companhia tem suas necessidades de controle do processo.

Assim, ao notar falhas e paradas da produção é fundamental se atentar aos motivos que podem estar ocasionando o problema. Com o protocolo de comunicação IO-Link, que permite a conexão entre os mais diversos equipamentos, a detecção de falhas é muito mais fácil. Além disso, caso seja necessário substituir o sensor, a tecnologia também torna esse processo mais simples.

É válido lembrar que, caso os problemas não sejam resolvidos com boas soluções automação industrial, haverá comprometimento não apenas do desempenho da equipe, que precisa ser realocada para outras atividades, mas também de um item indispensável para sua competitividade: a qualidade do produto.


2. Reclamações sobre a qualidade dos produtos fabricados

Se a indústria já chegou a receber queixas sobre a qualidade dos produtos, é fato que há algum problema no processo que está comprometendo sua excelência. Isso significa que os componentes que permitem a automação industrial na empresa precisam ser revistos.

Na indústria alimentícia, por exemplo, é fundamental garantir que a quantidade de produto anunciada na embalagem esteja sempre correta ao chegar ao consumidor, bem como assegurar que os tanques não transbordem ou trabalhem abaixo da capacidade. No primeiro caso, sensores ultrassônicos de alta qualidade são muito úteis, uma vez que garantem o preenchimento preciso de cada um dos recipientes. No segundo caso, sensores de nível permitem o monitoramento constante dos tanques, para evitar acidentes e prejuízos na empresa.

Exemplificando na área da indústria farmacêutica, a quantidade de medicamentos fora do padrão informado pode não só gerar reclamações mas também comprometer a eficácia do tratamento dos pacientes. Assim, sensores de visão controlam o conteúdo de blisters de comprimidos e vidros de remédios, para que a medicação do consumidor esteja adequada, conforme prescrição médica, e traga os resultados esperados a sua saúde.



3. Dificuldades na rastreabilidade dos produtos

Por fim, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades no processo de rastreamento dos produtos. O que mostra que a implantação de um sistema inteligente de rastreamento é fundamental para alavancar sua competitividade no mercado, já que permite a localização de produtos com máxima eficiência.

Mas como colocar em prática essa melhoria? O RFID pode ser uma boa solução.

O sistema RFID permite a identificação e rastreamento automático dos objetos. Com isso, é possível identificar facilmente lotes com problemas, além de gerenciar recalls com precisão - em uma indústria automotiva, por exemplo.


A implantação de melhorias de forma contínua em um sistema de automação industrial é indispensável para o crescimento das empresas. Por esse motivo, é importante reiterar a necessidade de utilizar itens de alta qualidade e ideais para cada processo. Qual problema sua empresa enfrenta em no processo produtivo? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-la na superação desse desafio!