Balluff Brasil
Balluff Brasil
31 de janeiro de 2019

3 exemplos de aplicações dos sensores de inclinação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Sensores de inclinação estão entre os dispositivos mais versáteis da automação industrial, capazes de revolucionar as operações nos mais diversos segmentos. Isso porque, com sua precisão no controle da posição e rastreamento contínuo dos movimentos de rotação, os equipamentos trazem mais segurança e eficiência em variadas aplicações, da geração de energia ao mercado hospitalar. No caso dos sensores de inclinação BSI Balluff (disponíveis com um ou dois eixos de medição), a medição do desvio em relação ao eixo vertical ou horizontal é de até 360o.

Veja a seguir 3 exemplos de uso desse tipo de sensor no mercado.

1. Sensores de inclinação na geração de energia solar

Nessa situação, os sensores são utilizados para auxiliar no posicionamento dos coletores parabólicos, cujo objetivo é fornecer energia de forma contínua, 24h por dia.

O funcionamento dos coletores ocorre da seguinte forma: durante o dia, a produção de eletricidade ocorre a partir do Sol. Simultaneamente, um reservatório de sal é aquecido para sustentar o circuito de água-vapor à noite. Para que isso ocorra, o campo de coletores solares deve ter as temperaturas mais altas possíveis, e só se atinge tais temperaturas a partir do melhor alinhamento dos coletores parabólicos em relação ao Sol. É exatamente essa a função dos sensores de inclinação BSI: garantir um posicionamento preciso em todo o giro de 360o, trazendo máxima eficiência para o sistema de geração de energia solar.

2. Monitoramento de inclinação das torres em geradores eólicos

A inclinação das torres em um parque eólico, devido às mudanças nas condições do vento, tempestades, ou mesmo no início da operação do sistema eólico, pode ser um problema para a geração dessa energia limpa. Isso porque tais mudanças constantes causam alterações repentinas na carga das turbinas eólicas.

Com sensores de inclinação é possível reduzir a tensão sobre esse sistema, medindo de forma confiável o ângulo absoluto de inclinação, e impedindo que os valores limites sejam excedidos.

3. Sensor de inclinação para posicionamento de mesas de tratamento por radiação

Outra aplicação comum do sensor de inclinação é a de checagem do posicionamento das mesas de tratamento por radiação em unidades hospitalares. As mesas devem ser posicionadas de forma precisa para que o tratamento seja seguro e efetivo para o paciente e o sensor de inclinação capacitivo é ideal para essa tarefa.

Com os sensores, é possível assegurar a alta precisão no posicionamento do paciente na máquina, graças à excelente resolução da tecnologia e também seu formato compacto, que facilita a instalação mesmo em espaços limitados.

 

Sensor de inclinação Balluff

Os sensores de inclinação BSI Balluff possuem princípio de medição capacitivo e são apropriados para inúmeros setores e aplicações, inclusive condições severas com alta classe de proteção IP67.

Se você deseja saber mais sobre esses equipamentos e quer encontrar o modelo ideal para sua empresa, fale com nossos consultores.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.