3 dicas para potencializar a eficiência da automação industrial
Balluff Brasil
Balluff Brasil
6 de dezembro de 2018

3 dicas para potencializar a eficiência da automação industrial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

A chegada da automação industrial às empresas representa um avanço em questão de economia e eficácia. Isso porque as tarefas realizadas por robôs tornam-se mais rápidas e com menor risco de falhas, o que resulta em aumento da capacidade da produção e maior competitividade no mercado.

No entanto, uma vez que boa parte das organizações já automatiza seus processos, cabe àquelas que desejam estar um passo à frente estarem atentas aos detalhes. Afinal, são eles os grandes diferenciais em meio às companhias automatizadas, que impactam positivamente nos resultados, a curto, médio e longo prazo.

Veja a seguir 3 dicas para tornar a eficiência da automação industrial em sua empresa ainda maior.

 

Utilize sensores Industriais de qualidade

O uso de sensores industriais torna o controle e o monitoramento da produção muito mais preciso e eficiente. Os dispositivos contam com diferentes tecnologias que identificam diversos materiais, do líquido ao pó, até mesmo em ambientes severos.

Contudo, não basta adquirir sensores para pressupor que a automação industrial da companhia será transformada a partir de então. Para que os processos sejam realmente impactados com os benefícios dessa tecnologia, é fundamental escolher sensores industriais de alta qualidade. Além disso, é indispensável contar com o auxílio de especialistas para dimensionar os equipamentos em quantidade e características corretas para a necessidade de cada indústria.

A qualidade e adequação do sensor industrial faz com que o produto apresente não apenas os melhores resultados, mas também longa vida útil. A excelência também é essencial para reduzir o risco de falhas e para garantir uma boa assistência ou suporte técnico para o produto. Uma vez que a indústria adquire inúmeros sensores para seus processos – indutivos, ultrassônicos, capacitivos e muitos outros – isso é fundamental para evitar problemas adiante.

 

Considere aderir à tecnologia IO-Link

O protocolo de comunicação IO-Link é um dos requisitos para trazer a era da indústria 4.0 para a companhia. E há motivos para isso, afinal, a tecnologia otimiza a comunicação entre os processos da automação industrial de forma notável.

Com a conexão ponto a ponto IO-Link, do sensor à internet, é possível disponibilizar e transmitir grande volume de dados, promover troca bidirecional dos dados entre sensores e dispositivos que contam com a tecnologia, além de obter padrão e redução na fiação. Também é possível configurar e monitorar os processos remotamente e reduzir as paradas de máquinas, graças aos diagnósticos contínuos e abrangentes disponibilizados por meio desse padrão de comunicação. A substituição rápida dos sensores é outro item que resulta em mais economia e eficiência relacionada à automação industrial, graças ao protocolo IO-Link.

 

Atualize sua empresa com RFID para uma automação industrial ainda mais completa

Por fim, outro grande diferencial em uma empresa com automação industrial de excelência é o poder de rastreabilidade. E, com a tecnologia de identificação por radiofrequência RFID tal potencial é multiplicado.

O RFID industrial permite que a TAG seja lida sem contato direto, ao contrário de um código de barras comum. Além disso, a leitura das características e informações do objeto pode ser feita através de materiais como madeira, plástico e papel.

O armazenamento dos dados com RFID também se torna mais seguro, ficando ao lado do aumento da produtividade e da redução de custos como uma grande vantagem para quem busca tornar sua automação industrial ainda mais inteligente.

Se você precisa de ajuda de especialistas para potencializar a eficiência da automação industrial em sua empresa, fale com os especialistas da Balluff. Solicite uma consultoria.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.