3-aplicacoes-inteligentes-para-visualizacao-de-processos-blog
Balluff Brasil
Balluff Brasil
28 de outubro de 2017

3 aplicações inteligentes para visualização de processos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

por Shishir Rege

As torres de sinalização usadas na automação industrial de hoje há século não alteram sua forma ou finalidade: exibir visualmente o estado (não o status) da célula de trabalho.

Desde a introdução da SmartLight, tenho observado clientes atribuir um novo significado ao termo “visualização de processos”.

Quase todos os meses, ouço algo sobre um novo uso inovador da SmartLight. Eu pensei que reunir aqui alguns dos casos de uso da SmartLight poderia ajudar as pessoas a aprimorarem seus processos – espero que de maneira mais rentável.

A SmartLight parece simplesmente uma torre de sinalização como qualquer outra.  O legal é que se trata de um dispositivo IO-Link e usa uma comunicação inteligente com um cabo 3 fios, mesmo cabo que é usado para sensores no campo.

Por ser um dispositivo IO-Link, pode ser programado através do PLC ou do controlador para alterar os modos de operação sob demanda, ou alterar as cores, intensidade e sinais sonoros conforme a necessidade. Isso significa que ele definitivamente pode ser usado como uma torre de sinalização, mas possui modos adicionais que podem ser aplicados para todos os tipos de diferentes tarefas de visualização de operação/processo.

Caso de uso nº 1: Modo torre de sinalização para o status da operação – O número de segmentos pode ser modificado de forma programada de 1 para o número máximo de segmentos fornecidos pela luz (até 5 em uma SmartLight de cinco segmentos).

As cores podem ser alteradas para vermelho, azul, verde, laranja, amarelo, branco ou qualquer outra cor de escolha. Esta é a aplicação mais tradicional da SmartLight.

Caso de uso nº 2: Indicador de mudança de formato – Muitos de nossos clientes usam o modo de nível para fornecer feedback aos operadores quando estão fazendo ajustes na máquina.

Por exemplo: o vermelho pode indicar que a máquina está fora do alinhamento, o amarelo pode significar que a máquina está se aproximando do alinhamento especificado e o verde pode significar que a máquina está na zona de alinhamento.

O uso da SmartLight dessa forma ajudou nossos clientes a economizar tempo nas mudanças dos produtos, pois os operadores não precisavam sair da célula para visualizar o status de alinhamento em uma pequena IHM.

Quando o alinhamento da máquina está concluído, a SmartLight pode ser programado para voltar ao modo de indicação de status ou a qualquer outro modo de operação desejado.

Caso de uso nº 3: Modo Run Light para indicação de manutenção – Neste modo, existem duas cores: uma cor para o fundo e outra cor para o segmento em execução.

Junto com a linha de montagem onde há várias células de trabalho processando continuamente matérias-primas em operação de sequência sincronizada, os tempos de inatividade são extremamente dispendiosos. O indicador de status padrão apenas indicará um problema na célula de trabalho quando o sistema para, mas não indicará falta de matéria-prima, por exemplo.

No momento em que a torre de sinalização fica vermelha, o operador ou a pessoa de manutenção corre ao local para primeiro descobrir o que há de errado antes de resolver o problema. No modo Run Light, a SmartLight pode ser programada para indicar cores diferentes para o segmento em execução e o fundo para mostrar que é necessária uma atenção na célula.

Por exemplo, enquanto o segmento em execução estiver funcionando, a máquina está funcionando, mas a cor de fundo pode ser alterada para indicar falta de matéria-prima, necessidade de ajuste mecânico da máquina ou necessidade de manutenção elétrica. Usando uma SmartLight, quem estiver apressando a célula tem uma ótima noção do que é necessário fazer para colocar o sistema em funcionamento de novo.

Há várias outras aplicações que queremos compartilhar. Antes de fazermos isso, queremos saber de você! Você tem uma aplicação exclusiva para o SmartLight?

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.