Sensores industriais- 3 tecnologias da linha de sensores opticos da Balluff-blog
Balluff Brasil
Balluff Brasil
24 de janeiro de 2019

Sensores industriais: 3 tecnologias da linha de sensores ópticos da Balluff

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

O uso de sensores industriais torna as empresas muito mais eficientes, graças à alta tecnologia presente nos pequenos dispositivos. Com isso, os equipamentos podem exercer as mais diversas funções no processo produtivo. Os sensores ópticos da Balluff, por exemplo, detectam objetos com precisão, além de verificar o formato, a cor, a distância e a espessura dos itens.

Em meio à essa linha de produtos, algumas tecnologias se destacam. Veja a seguir 3 inovações entre os sensores ópticos Balluff.

pic_products_sensors_photoelectric-sensors_diffuse-sensor

1. Sensores ópticos difusos

O sensor óptico difuso permite a detecção de objetos por meio da propriedade reflexiva da superfície do próprio material. Esses equipamentos podem utilizar a luz vermelha, luz infravermelha ou laser, ideal para detectar peças pequenas. A cor da superfície do objeto a ser detectado influencia diretamente na distância sensora, sendo que objetos de cor branca refletem mais a luz do que objetos de cor escura, que tendem a absorver a luz, reduzindo assim a distância sensora.

pic_products_sensors_photoelectric-sensors_light-bands_

2. Barreira óptica multifuncional

A barreira óptica é um tipo de sensor óptico da Balluff com diversas funcionalidades em um único dispositivo. Com ele é possível identificar peças, determinar posições e contar objetos de forma precisa, confiável e segura. Vale ressaltar que a faixa de luz multifuncional realiza todas as tarefas de medição de forma paralela.

O dispositivo possui uma faixa de luz com 50mm de largura, permite uma distância de 2m entre transmissor e receptor, e conta com 3 saídas digitais programáveis, além de 2 saídas analógicas de configuração livre. Outro ponto de destaque é que a barreira óptica é um dispositivo que dispensa acessórios como controlador, PC ou software.

pic_products_sensors_photoelectric-sensors_retroreflective-sensors

3. Sensores industriais ópticos retrorreflexivos

Os sensores industriais do tipo retrorreflexivos detectam objetos independentemente das características da superfície, cor ou material. Assim como os sensores difusos, podem trabalhar com luz vermelha, luz infravermelha ou laser. Sua principal característica é a utilização de espelhos prismáticos para a reflexão da luz que é emitida pelo sensor. Nesse caso, como a reflexão da luz é feita por um espelho prismático, a taxa de retorno de luz que volta para o sensor é maior do que de um sensor difuso, portanto com os sensores retroreflexivos conseguimos atingir distâncias maiores, como por exemplo 20 m.

A gama de sensores industriais é ampla e, na Balluff, a diversidade é apenas um dos pontos positivos, aliada à alta qualidade dos equipamentos e ao suporte fornecido por profissionais especializados, com experiência no mercado de automação industrial.

Se você deseja saber mais sobre os sensores industriais Balluff ou busca o equipamento ideal em meio aos sensores ópticos, fale conosco. Solicite agora uma consultoria gratuita com nossos especialistas.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.