sensores-temperatura-industrial-principais-aplicacoes
Balluff Brasil
Balluff Brasil
22 de março de 2018

Sensores de temperatura industrial e suas principais aplicações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
O controle da temperatura em diferentes processos industriais é essencial para garantir o melhor aproveitamento da produção e para evitar prejuízos devido ao superaquecimento dos equipamentos, como a redução da vida útil dos mesmos ou o comprometimento dos resultados. Os sensores de temperatura industrial foram criados justamente para atender a essa necessidade. Continue a leitura e entenda como funcionam e por que esses produtos são tão úteis para as indústrias.  

Como funciona o sensor de temperatura?

Os sensores de temperatura infravermelhos para monitorar temperaturas elevadas mesmo em ambientes inacessíveis ou que oferecem perigo para os colaboradores de uma empresa. Além de detectarem a temperatura dos objetos (inclusive em movimento) com precisão, sem contato com os mesmos, esses equipamentos são capazes de registrar o que foi medido de forma confiável. Essa detecção ocorre porque todo objeto com temperatura acima de 0 absoluto emite luz infravermelha. E é a quantidade e o tipo de radiação que possibilitam que o sensor determine qual a temperatura. A faixa de temperatura medida vai de 250 a 1.250oC. Feito em aço inoxidável, o sensor infravermelho trabalha hoje com duas interfaces: analógica ou IO-Link.  

Principais aplicações dos sensores de temperatura

Sensores de temperatura industriais são versáteis, por isso, são diversas as aplicações dessa tecnologia. Entre elas:
  • Siderúrgicas: auxiliando na produção e tratamento do aço
  • Fundições: executando o papel essencial de medir a temperatura do metal líquido que é direcionado para o molde
  • Forjas: monitorando a temperatura durante a fundição e modelagem dos metais
  • Indústria de cerâmicas: onde são essenciais para garantir o bom resultado da produção, graças ao controle da temperatura nos fornos
  • Vidrarias: auxiliando no controle dos fornos industriais onde a matéria-prima se transforma no vidro
Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.