O controle da temperatura em diferentes processos industriais é essencial para garantir o melhor aproveitamento da produção e para evitar prejuízos devido ao superaquecimento dos equipamentos, como a redução da vida útil dos mesmos ou o comprometimento dos resultados. Os sensores de temperatura industrial foram criados justamente para atender a essa necessidade.Continue a leitura e entenda como funcionam e por que esses produtos são tão úteis para as indústrias.
Como funciona o sensor de temperatura?
Os sensores de temperatura infravermelhos para monitorar temperaturas elevadas mesmo em ambientes inacessíveis ou que oferecem perigo para os colaboradores de uma empresa. Além de detectarem a temperatura dos objetos (inclusive em movimento) com precisão, sem contato com os mesmos, esses equipamentos são capazes de registrar o que foi medido de forma confiável.Essa detecção ocorre porque todo objeto com temperatura acima de 0 absoluto emite luz infravermelha. E é a quantidade e o tipo de radiação que possibilitam que o sensor determine qual a temperatura. A faixa de temperatura medida vai de 250 a 1.250oC.Feito em aço inoxidável, o sensor infravermelho trabalha hoje com duas interfaces: analógica ou IO-Link.- Interface analógica:
- Interface IO-Link: mais atualizada, esse tipo de interface permite que a indústria tenha um parâmetro remoto do sensor; isso pode ser feito por um colaborador em uma estação de controle. Desse modo o sensor, aliás, facilita as atividades na indústria 4.0 (saiba mais sobre os sensores de temperatura infravermelhos sem contato com IO-Link)
Principais aplicações dos sensores de temperatura
Sensores de temperatura industriais são versáteis, por isso, são diversas as aplicações dessa tecnologia. Entre elas:- Siderúrgicas: auxiliando na produção e tratamento do aço
- Fundições: executando o papel essencial de medir a temperatura do metal líquido que é direcionado para o molde
- Forjas: monitorando a temperatura durante a fundição e modelagem dos metais
- Indústria de cerâmicas: onde são essenciais para garantir o bom resultado da produção, graças ao controle da temperatura nos fornos
- Vidrarias: auxiliando no controle dos fornos industriais onde a matéria-prima se transforma no vidro