Robôs colaborativos: um passo à frente na automação industrial

Balluff
Novas perspectivas para a automação industrial na indústria 4.0
21 de março de 2019
RFID: Utilizando dados acionáveis para a tomada de decisões críticas
RFID: Utilizando dados acionáveis para a tomada de decisões críticas
9 de abril de 2019
Robôs colaborativos: um passo à frente na automação industrial

Máquinas e pessoas trabalhando lado a lado e gerando resultados positivos para a empresa. O cenário no Brasil tem crescido nos últimos anos e, com o surgimento de ferramentas que fazem com que essa realidade avance numa velocidade cada vez maior, transformando a automação industrial de forma profunda, a tendência é que tenhamos cada vez mais a presença dos robôs colaborativos nas fábricas.

Se sua indústria ainda não conhece esse recurso, é hora de se atualizar sobre o tema!


O que são os robôs colaborativos?

Robôs colaborativos, como o nome indica, trabalham ao lado de profissionais humanos, auxiliando em suas tarefas na produção de uma empresa. Ou seja, são colegas de trabalho, porém, desenvolvidos para executar funções de forma autônoma, otimizando o trabalho da equipe da fábrica. E mais: os robôs colaborativos, ou "cobots" (sigla em inglês para collaboration robots) podem aprender e se adaptar a novas tarefas sempre que necessário para a empresa, de forma segura e eficiente para seus colegas humanos.

Na prática, as máquinas tornam os processos muito mais rápidos e eficientes, aumentando a produtividade de toda a equipe. Sua versatilidade é um dos principais pontos positivos, já que os robôs colaborativos podem ser aplicados às mais diferentes funções em todas as áreas do mercado. Dentre as tarefas estão, por exemplo, carga e descarga, inspeção de câmeras, aplicação de etiquetas, montagem de kits e de embalagens.

Além de trabalharem junto aos humanos na produção, os robôs colaborativos recebem esse nome por possuírem 4 características diferenciadas: parada de segurança automática - detectando se um funcionário está se aproximando; monitoramento de velocidade - velocidade do equipamento quando o humano se aproxima; limitação da força - manuseio adequado da força, com movimentos suaves; resposta aos esforços - busca de alternativas e respostas a estímulos exteriores.


Por que os "Cobots" representam um avanço em automação industrial?

A atuação dos robôs colaborativos é muito significativa para o ramo da automação industrial. Isso porque diminuem riscos para os funcionários, aumentam a produtividade da equipe de modo geral, tornam o trabalho mais rápido e eficiente e, ainda, auxiliam a empresa a reduzir custos no chão de fábrica.

Ou seja, são ferramentas tecnológicas que complementam um sistema inteligente de automação industrial que visa obter a melhor estratégia para aumentar sua competitividade no mercado. São a indústria 4.0 na prática e, talvez, até além disso.

Quer saber mais sobre indústria 4.0? Baixe nosso e-book gratuito sobre o tema!