Principais tipos de sensores industriais e como escolher o ideal para sua aplicação.

tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-o-safety-da-balluff
Tudo o que você sempre quis saber sobre o Safety, da Balluff
11 de abril de 2018
sensor-otico-multifuncao-r
Sensor ótico multifunção
24 de abril de 2018
principais-tipos-de-sensores-industriais

Absolutamente fundamentais para indústrias de praticamente todos os segmentos, os sensores industriais são dispositivos capazes de fazer a detecção e responder com eficiência a entradas provenientes do ambiente físico. Mas, o que seriam essas chamadas “entradas”? Luz, calor, movimento, umidade, pressão ou qualquer variável detectável em um ambiente são consideradas entradas.

 

Assim, quando um sensor recebe uma entrada específica proveniente do ambiente, ele emite uma saída, que geralmente é um sinal capaz de ser convertido e interpretado por outros dispositivos. Esse tipo de detecção pode ou não ser apresentado por exemplo, na tela do aparelho controlador. No que tange aos sistemas elétricos, o sinal pode ser lido por um processador ou ser transmitido eletronicamente por uma rede de dados.

Onde os sensores são usados? Uma infinidade de equipamentos eletrônicos depende da interface com o mundo exterior para funcionar. Máquinas industriais, eletroeletrônicos, equipamentos médicos, equipamentos automotivos, equipamentos de eletrônica aeroespacial, instrumentos de pesquisa, dentre muitos outros.


Tipos de sensores mais utilizados

Sensores de pressão. Monitoramento de processo, pressão hidráulica e vácuo. São ideais para o monitoramento e a medição da pressão de meios gasosos, líquidos e viscosos.

Os sensores de pressão da Balluff permitem uma montagem flexível e também operação confiável do sistema. Eles possuem um display giratório de LED que permite programação simples, visualização da pressão atual e informações de diagnósticos.

Sensores indutivos. Esses sensores são perfeitos para o setor de metais. Eles oferecem um registro de posição exato e sem contato, o que é essencial para os processos da tecnologia de automação – também no setor de metais. Esses sensores são capazes de monitorar, controlar e automatizar processos e estados de maneira confiável e com qualidade máxima.

Além de todas as características citadas acima, os sensores indutivos da Balluff são sempre otimizados em relação à aplicação: de distância de comutação padrão até elevada, de resistente a altas temperaturas e pressão até fator 1, de mini até maxi. Livres de desgaste, imunes à sujeira e a prova de curto-circuito.

Sensores capacitivos. Esses sensores proporcionam detecção confiável de objetos e níveis de objeto. Os sensores capacitivos da Balluff detectam líquidos, granulados e pós em contato direto ou através de paredes de recipientes não metálicos.

Esses sensores estão disponíveis em diferentes formatos construtivos, inclusive extremamente reduzidos. Na forma de sensores para colagem, eles se ajustam de maneira flexível em relação ao formato do invólucro e são de montagem fácil.

Sensores magnéticos para cilindros. Os sensores magnéticos para cilindros são utilizados principalmente para o monitoramento da posição do êmbolo em cilindros e garras. Para tal, o sensor identifica o campo dos ímãs integrados no êmbolo através da parede do atuador. Trata-se de detecção sem contato e confiável.

Por meio do seu registro de posição sem contato, os sensores magnéticos para cilindros da Balluff funcionam de maneira absolutamente confiável e sem desgaste: sem queima dos contatos, sem interferências e apenas pontos de comutação limpos. A posição do êmbolo é detectada de modo confiável também em velocidades elevadas de deslocamento.

Sensores optoeletrônicos. Os sensores optoeletrônicos detectam de maneira confiável a presença de objetos. Eles também verificam, com segurança, o formato, a cor, a distância ou a espessura. E com grande precisão. Pois, quando comparados com os interruptores de proximidade com tecnologia indutiva ou capacitiva, eles possuem uma zona de detecção significativamente maior.

A Balluff oferece sensores com todos os tipos de luz, desde luz vermelha, infravermelha até tecnologia laser. Com diferentes alcances, com e sem supressão de fundo. A diversidade de formatos construtivos disponíveis garante máxima flexibilidade. Para aplicações especiais, estão disponíveis, por exemplo, mini-sensores, sensores de cor, faixas de luz e sensores de contraste.

  

Sensores com codificação magnética. Os sensores com codificação magnética da Balluff são desenvolvidos para o posicionamento preciso e o registro da velocidade em aplicações altamente dinâmicas. Os sistemas de medição de alta precisão e rápidos são opcionalmente equipados com corpos de medição lineares ou rotativos com codificação magnética. Eles são apropriados tanto para aplicações lineares como rotativas, tanto para o registro de posição incremental como absoluto.

A sua fabricação robusta permite a utilização em condições ambientais extremas – mesmo nestes casos os sensores garantem a elevada disponibilidade das suas máquinas e instalações.

Sensores de inclinação. Esses sensores proporcionam um controle preciso da posição e a supervisão e monitoramento contínuos dos movimentos rotativos, que são muito importantes em várias aplicações. Esses sensores de inclinação medem o desvio em relação a um eixo horizontal ou vertical em até 360°.

Com dois princípios de medição diferentes e várias faixas de ângulos, os sensores de inclinação da Balluff são apropriados para inúmeros setores e aplicações.

Sensores ultrassônicos. Seja o registro de posição, a medição de distância ou o registro de meios sólidos, em pó ou líquidos – os sensores ultrassônicos são versáteis e precisos. Medir níveis, alturas ou curvaturas, controlar presença e contar objetos - sem contato. De aplicação universal, eles trabalham independentemente da cor e das características da superfície. Não influenciados por objetos transparentes com reflexões intensas. A névoa, poeira ou sujeira também não representam um problema.

Os sensores ultrassônicos da Balluff diferenciam-se através do seu sinal de saída. Por meio de uma versão de comutação e uma versão analógica, é possível tanto detectar e contar objetos de modo confiável como também determinar distâncias com altíssima precisão. Isto garante a aplicação versátil.

Sensores de temperatura. Com esses sensores, você mede e monitora as temperaturas sem contato em uma ampla variedade de aplicações.

Com os sensores de temperatura infravermelhos da Balluff você monitora as temperaturas elevadas até em ambientes inacessíveis ou perigosos para as pessoas. Eles detectam objetos quentes mesmo em movimento e registram os valores da temperatura de modo confiável.


Qual o sensor ideal para a minha indústria?

Na verdade, não existe um sensor que seja perfeito para todas as atividades industriais. Para cada tipo de aplicação específica, existem modelos de sensores que se adequam às necessidades de sua fábrica. Por isso, é preciso analisar sua atividade industrial, e em seguida, buscar o sensor que melhor se enquadra ao que você necessita.

Para saber mais sobre sensores industriais, acesse aqui.

sensores-industriais