Prensas automatizadas aumentam a produtividade industrial com acopladores indutivos

Detecção de líquido com sensor de forquilha: faça água e outros líquidos transparentes serem visíveis ao sensor
Detecção de líquido com sensor de forquilha: faça água e outros líquidos transparentes serem visíveis ao sensor
10 de outubro de 2019
Aumente o índice de qualidade de seus produtos com soluções de visão
Aumente o índice de qualidade de seus produtos com soluções de visão
24 de outubro de 2019
Em processos de prensagem e estampagem, o tempo de inatividade pode facilmente custar milhares de reais em produtividade. Isso é especialmente verdade em processos de prensagem progressiva, onde o custo do tempo de inatividade é muito maior, pois toda a linha de prensas automatizada é interrompida.

Muitos avanços foram feitos nas modernas fábricas ao longo dos anos para melhorar a produtividade e reduzir o tempo de inatividade. Isso foi liderado pela implementação da filosofia Lean e pela inclusão de sistemas de correção de erros nos processos.

A detecção de matriz é um ótimo exemplo, onde alguns sensores indutivos ou fotoelétricos são adicionados à matriz ou molde para garantir que as peças estejam bem assentadas e que a matriz certa esteja no lugar certo e na prensa certa. A detecção na matriz quase eliminou erros comuns que causavam danos no molde ou na prensa, estampando várias peças erradas.

Em quase todos esses casos, quando a matriz ou o molde é substituído, o operador deve conectar os sensores de bordo, normalmente com um conector Harting de vários pinos ou algo semelhante para ter a capacidade de conexão rápida. Infelizmente, quando o molde é retirado da impressora, os operadores esquecem de desconectar o conector. A força de cisalhamento, exercida pelo movimento de remover a matriz, rasga a carcaça do conector. Isso leva a um tempo de inatividade não planejado e pode levar cerca de 3 a 5 horas para voltar a executar o sistema.




Outro desafio com os conectores multicondutores é que, com o passar do tempo, devido às trocas repetidas, os pinos nos conectores podem quebrar, causando disparos falsos intermitentes ou identificação incorreta da matriz. Isso pode causar sérios danos ao sistema.

Ambos os desafios podem ser resolvidos facilmente com o uso de uma solução de acoplamento sem contato. O acoplamento sem contato, também conhecido como solução de acoplamento indutivo, é realizado quando um lado dos conectores chamado "Base" e o outro lado chamado "Remoto" trocam energia e sinais através de um intervalo de ar.

A tecnologia existe há muito tempo e é utilizada no espaço de automação industrial há mais de uma década, principalmente em aplicações de troca de ferramentas ou tabelas de indexação, em substituição aos anéis deslizantes.

Para a automação da prensa, o lado "Base" pode ser afixado à prensa e o lado "Remoto" pode ser montado em uma matriz ou molde, de modo que, quando a matriz for colocada corretamente, os dois lados do acoplador estarão muito próximos um do outro (dentro de 2-5mm de distância). Esta solução pode alimentar os sensores na matriz e pode ajudar a transferir até 12 sinais. A Balluff oferece também essa solução de acoplamento indutivo baseado em IO-Link, garantindo mais flexibilidade e inteligência adicionadas à matriz.


Algumas vantagens do acoplamento indutivo x a opção de acoplamento com conexão:

  • Como não existem pinos ou peças mecânicas, o acoplamento indutivo é uma solução praticamente livre de manutenção;
  • LEDs adicionais nos acopladores para indicar o status da zona e da energia ajudam na solução rápida de problemas, em comparação com descobrir quais pinos são ruins ou o que há de errado com os sensores;
  • Os acopladores indutivos geralmente possuem classificação IP67, portanto a entrada de água, poeira, óleo ou qualquer outro fator ambiental não afeta a função dos acopladores;
  • O alinhamento dos acopladores não precisa ser perfeito se a base e o controle remoto estiverem próximos. Se a área da prensa sofrer mudanças drásticas de umidade ou temperatura, isso não afetará os acopladores;

  • Existem vários formatos para atender às necessidades da aplicação.

    Em resumo, a automação da prensa pode gerar um aumento de produtividade, simplesmente trocando as conexões por acopladores indutivos. Quer saber mais sobre as soluções da Balluff? Acesse nosso site!