deteccao-nivel-de-liquido-detectar-ou-monitorar
Balluff Brasil
Balluff Brasil
7 de novembro de 2017

Detecção de nível de líquido: Detectar ou monitorar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

por Scott Rosenberger

Páginas e mais páginas de informações podem ser dedicadas a explorar os vários produtos e tecnologias utilizados para a detecção e o monitoramento de nível de líquido.  Mas não vamos fazer isso neste artigo.  Em vez disso, como ponto de partida, vamos fornecer uma breve visão geral dos conceitos de detecção de nível discreta (ou pontual) e detecção de posição contínua.

Detecção de nível discreta (ou pontual)

Exemplo de sensores discretos usados para detectar o nível do tanque

Em muitas aplicações, o nível em um tanque ou recipiente não precisa ser absolutamente conhecido.  Em vez disso, precisamos apenas poder determinar se o nível dentro do tanque está aqui ou ali.  Está quase cheio, ou está quase vazio?  Quando estiver quase cheio, PARE a bomba que bombeia mais líquido para o tanque. Quando estiver quase vazio, INICIE a bomba que bombeia líquido para o tanque.

Isso é a detecção de nível discreta ou pontual.  Os produtos e tecnologias utilizados para detecção de nível pontual são variados e diversos, mas as tecnologias típicas incluem sensores capacitivos, ópticos e magnéticos.

Estes sensores poderiam estar dentro do tanque ou fora do tanque.  Cada uma dessas tecnologias tem seus próprios pontos fortes e fracos, dependendo dos requisitos de aplicativos específicos.  Mais uma vez, esse é um tópico para outro dia.

Na prática, pode haver mais do que apenas dois pontos de detecção (vazios e cheios).  Os sensores de detecção pontuais adicionais podem ser usados, por exemplo, para detectar ¼ cheio, ½ cheio, ¾ cheio, etc. Mas, em algum momento, adicionar mais pontos de detecção deixa de ter sentido.  É aí que o sensor de nível contínuo entra em jogo.

Sensor de Nível Contínuo

Exemplo de sensor de nível contínuo no tanque

Se for necessário obter informações mais precisas sobre o nível no tanque, podem ser usados sensores que fornecem feedback preciso e contínuo – de vazio até cheio, e seus intervalos.  Isso é um sensor de nível contínuo.

Em alguns casos, não só o nível precisa ser conhecido continuamente, mas precisa ser conhecido com extrema precisão, como é o caso de muitas aplicações de dispensação.  Nessas aplicações, o nível variável no tanque corresponde à quantidade de líquido bombeado para fora do tanque, que precisa ser medido com precisão.

Novamente, várias tecnologias e formatos são empregados para aplicações de detecção de nível contínuo.  As tecnologias de detecção de posição contínua comumente utilizadas incluem ultrassom, sônica e magnetostritiva.  A tecnologia correta é a que satisfaz os requisitos da aplicação, incluindo o formato, seja dentro do tanque, e qual o nível de precisão necessário.

Cada aplicação acaba sendo diferente, mas sempre haverá um sensor preparado para a tarefa.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.