Conheça os princípios e os diferentes tipos de medição que podem ser realizados com os sensores industriais

smart-camera-blog
Como escolher corretamente sua Smart Câmera?
6 de setembro de 2018
O-que-ha-de-tao-inteligente-em-uma-Smart-Camera
O que há de tão inteligente em uma Smart Camera?
25 de outubro de 2018
sensores-industriais-principios

Sensores industriais são dispositivos indispensáveis para a automação industrial. E, graças à constante evolução da tecnologia, esse tipo de solução torna o controle e a medição de diversos processos cada vez mais eficientes.

Veja a seguir os princípios e tipos de medição que indústrias de todos os segmentos podem aprimorar com o uso dessas ferramentas.



linha-completa-sensores

Sensores indutivos

Os sensores indutivos registram a posição de objetos e são, portanto, sensores de proximidade. Os dispositivos são livres de desgaste, resistentes a sujeira e a prova de curto-circuito. Além disso, são utilizados para integração em espaços extremamente apertados e são recomendados para medição de curtas distâncias. Hoje estão disponíveis diferentes tipos construtivos  no mercado, que podem ser utilizados nas mais diversas aplicações - inclusive no setor de metais.

Sensores BES da Balluff, por exemplo, são muito resistentes e ideais para ambientes abrasivos e agressivos. Construídos em aço inoxidável, possuem certificados das organizações Ecolab e Food and Drug Administration (FDA) e classe de proteção de IP67 até IP69K. Com essas características, são a escolha perfeita para indústrias alimentícias que precisam monitorar os produtos para levar itens de alta qualidade para o cliente.

Um exemplo de aplicação do sensor indutivo é o monitoramento dos discos de freio em usinas eólicas, situação em que o sensor avisa sobre a necessidade de trocar as lonas de freio.


Sensores optoeletrônicos

Sensores industriais optoeletrônicos ou fotoelétricos não apenas detectam a presença de objetos, como também checam o formato, a cor, a distância e a espessura dos mesmos. Além disso, a categoria de dispositivos é extensa, englobando sensores com diferentes tipos de luz (vermelha, infravermelha ou tecnologia a laser), capazes de detectar de forma precisa objetos em uma distância de milímetros até metros. Os dispositivos não são afetados pela cor ou superfície do objeto medido.

A barreira de luz formada por esses sensores ajuda a promover mais segurança para os colaboradores, além de elevar a qualidade dos produtos.

Esse tipo de sensor pode ser usado, por exemplo, junto a equipamentos de enrolamento e desenrolamento, para medir de forma contínua o diâmetro crescente ou decrescente do rolo. Assim, o número de paradas é reduzido.


Sensores industriais capacitivos

A categoria de sensores capacitivos permite que as indústrias detectem líquido, granulado ou pó através de paredes não metálicas (inclusive aquelas de vidro ou plástico com até 10mm de espessura). Na Balluff, esse tipo de sensor conta com a tecnologia Smart Level, que garante a compensação da umidade, de espuma ou aderência, para que as empresas tenham uma medição ainda mais precisa em seus processos.

Com o sensor capacitivo é possível detectar, por exemplo, o nível de sólidos e líquidos a granel (como numa indústria de ração para cães). Outra vantagem é que os dispositivos podem ser facilmente ajustados com tecnologia IO-Link.


Sensores magnéticos

Um sensor industrial magnético detecta o campo magnético gerado por um imã. Os dispositivos atuam sem contato, portanto são livres de desgaste.

Os sensores magnéticos cilíndricos da Balluff possuem diversos formatos construtivos e garantem a medição precisa mesmo em alta velocidade de deslocamento do objeto.

Ao instalar um sensor magnético ao longo do eixo linear, ele reporta a posição atual do slide ao controlador (PLC) continuamente e em tempo real. Já quando o produto é instalado nos dois eixos rotativos da máquina, ele é capaz de medir a posição da peça de trabalho e garantir uma taxa de avanço uniforme.


Sensores magnetostrictivos

Uma das principais vantagens do sensor magnetostrictivo é que, com ele, é possível medir simultaneamente múltiplas posições. No caso dos dispositivos da Balluff, os invólucros são totalmente vedados e os equipamentos apresentam medição precisa e absoluta sem trajeto de referência.

A linha de produtos inclui, ainda, itens para aplicações higiênicas e zonas com risco de explosão.


Sensores ultrassônicos

Sensores industriais ultrassônicos têm como princípio de funcionamento a emissão de ondas sonoras de alta frequência e o tempo que seu eco leva para ser refletido a partir do objeto. Os equipamentos são versáteis, pois medem a distância e também registram meios sólidos, em pó, ou líquido (independentemente da cor ou superfície).

Os sensores da Balluff possibilitam medições precisas mesmo em meios críticos, com sujeira, poeira ou névoa.


Sensores com codificação magnética

Apropriados para aplicações lineares ou rotativas, para registro da posição incremental ou absoluta, os sensores com codificação magnética possuem longa vida útil e alta resolução (até 1 µm).

Com eles é possível, por exemplo, ter um posicionamento preciso em processo de fabricação de alimentos e bebidas, em tempo real.


Sensores de micro-ondas

Sensores industriais de micro-ondas são baseados na reflexão de pulsos magnéticos e utilizados para medição de níveis de abastecimento de líquidos e sólidos e de camadas separadoras. Com carcaça de aço inox, os dispositivos da Balluff que se enquadram nessa categoria contam com alto grau de proteção e são resistentes a choques e vibrações.

O sensor de nível de onda guiada para área classificada é apropriado, ainda, para áreas com perigo de explosão.


Sensores de inclinação

Capazes de medir o desvio de até 360C, em relação a um eixo horizontal ou vertical, os sensores de inclinação controlam a posição, fazem o rastreamento e o monitoramento contínuo das rotações nos processos.

Os equipamentos são úteis para monitorar o nível de plataformas, por exemplo, tornando o ajuste dos produtos mais rápido e preciso.

O sensor de inclinação pode ser utilizado, por exemplo, em um sistema de calha parabólica, onde a luz solar é concentrada usando espelhos parabólicos. Dessa forma, o sensor auxilia no ajuste para que o espelho esteja na posição correta para armazenar a energia térmica do sol.


Sensores de pressão

Os sensores industriais de pressão foram desenvolvidos para monitorar e medir a pressão de meios gasosos, líquidos e viscosos. Sua ampla faixa de atuação vai de -1 a 600 bar.

A categoria dos dispositivos na Balluff inclui soluções com ou sem display, com interface IO-Link e classe de proteção IP67.

Graças ao sensor de pressão, é possível monitorar e desligar as máquinas em milissegundos, caso o nível de pressão ultrapasse o limite permitido.


Sensores de temperatura

Por fim, os sensores de temperatura permitem que as indústrias monitorem as temperaturas elevadas mesmo em ambientes inacessíveis, ou perigosos, mesmo quando os objetos quentes estão em movimento.

A faixa de medição dos dispositivos fica entre 250C e 1250C e a configuração via IO-Link traz ainda mais praticidade para o monitoramento confiável nas indústrias.

A extensa gama de sensores faz com que os equipamentos atendam as mais diversas demandas atualmente. Para saber qual sensor é o ideal para sua indústria, fale com os especialistas da Balluff.

sensores-industriais