Conheça as vantagens do monitoramento de condições para a indústria

2 de setembro de 2021

Se a sua indústria quer sair na frente no que se refere à produtividade, ampliando competitividade e qualidade dos processos, o caminho é investir no monitoramento de condições.

Imagine só quantos problemas uma máquina quebrada pode causar devido à falta de manutenção nos mais diferentes processos da indústria. São situações indesejadas que determinam interrupção da produção, aumento dos custos e insatisfação do cliente. Mas é uma dor de cabeça que pode ser evitada, com estratégias de monitoramento de condições.

Trata-se de um trabalho que garante a perfeita execução de manutenções preventivas e preditivas, consideradas braços fundamentais para injeção de inteligência e competitividade aos processos fabris. Por meio de sensores que fornecem dados referentes a determinado equipamento ou estágio, por exemplo, é possível reduzir interrupções na atividade produtiva, em um desempenho altamente elevado.

Quando processados, tais dados geram informações para a manutenção das máquinas e, assim, possibilitam procedimentos preventivos. Logo, os sistemas de monitoramento de condições permitem que alterações, como o desgaste em componentes individuais, sejam detectadas mais rapidamente e a conservação da máquina seja melhor coordenada.

Este artigo tem tudo o que você precisa saber sobre a importância dessa técnica, voltada para uma indústria moderna, produtiva e com forte presença no mercado.

Continue a leitura para conferir.

O que é o monitoramento de condições?

O monitoramento de condições tem como objetivo rastrear a saúde e o desempenho de qualquer equipamento ao longo do seu tempo de uso. A partir da utilização dessa estratégia, as empresas manufatureiras podem medir, em tempo real, diferentes parâmetros, como temperatura, corrente elétrica, vibração e RPM. Isso sempre tendo como referência os limites definidos para identificar possíveis sinais de degradação da máquina ou de suas peças.

É uma política que deve estar integrada às ações de melhoria contínua da atividade industrial, e que garante importantes benefícios, como:

  • Evita o tempo de inatividade não programado
  • Permite a adaptação dos agendamentos de manutenção preventiva às demandas de uso em suas operações
  • Garante a coleta dos dados necessários para fazer uma manutenção preditiva e de diagnóstico
  • Melhora os indicadores de desempenho em suas instalações, em uma dinâmica fabril muito mais inteligente e voltada a resultados

Ou seja, o monitoramento de condições ajuda a manter o chão de fábrica funcionando de forma produtiva e eficiente. Com detecção precoce de potenciais falhas de equipamentos, as decisões são baseadas em dados e ganham mais assertividade.

É um ciclo virtuoso que não apenas incrementa a produtividade, mas também traz mais segurança para os colaboradores. As equipes não correm os riscos típicos da exposição a máquinas cujos procedimentos de manutenção não estejam sendo devidamente acompanhados.

Manutenção baseada em dados

Como parte integrante de uma estratégia de manutenção baseada na realidade da Indústria 4.0, o monitoramento de condições utiliza a extensa perspectiva da aquisição de informações relevantes para otimizar máquinas, processos e produtividade.

São medidas que podem ser programadas e planejadas, permitindo a manutenção preventiva ideal. É um caminho que permite agir antes que as falhas ocorram, levando em consideração o ciclo de vida dos equipamentos. E isso tem impacto na redução dos custos de manutenção, evitando a surpresa dos gastos adicionais e imprevistos.

Segundo pesquisa divulgada pelo Portal Terra e conduzida pela Plant Performance Group, a adoção de técnicas preditivas consegue reduzir os custos relacionados à operação da manutenção em mais de 50%.

E não é apenas isso, pois essa nova dinâmica representa uma experiência de monitoramento inteligente, integrado, com acesso on-line e em tempo real. Para se ter ideia, um operador, em qualquer parte do mundo, consegue receber informações de fábricas localizadas em diferentes países, com o conhecimento necessário sobre como elas estão operando, sabendo como agir assertivamente na resolução dos problemas.

Monitoramento por sensores

O monitoramento de condições é feito a partir da implementação de sensores em máquinas, fábricas e sistemas, e a Balluff é referência mundial quando se fala no assunto.

Por meio do padrão de comunicação IO-Link, os sensores da Balluff ajudam a fornecer informações relevantes para controle e dados de serviço adicionais. São informações valiosas acerca de fatores como vida útil, horas de operação e reserva funcional, permitindo detectar problemas já no estágio inicial.

E os sensores podem ser empregados nas seguintes funções:

Pressão

Para monitorar processos controlados hidraulicamente, com a medição da pressão refletindo o estado interno do circuito de controle.

Vazão

Para detectar a diminuição do desempenho da bomba ou um filtro em decomposição. Isso pode alertar a necessidade de limpeza ou substituição quando um determinado valor for atingido.

Temperatura

Para detectar continuamente a temperatura de um motor. Se a temperatura medida se desviar dos níveis prescritos, podem ser direcionadas ações que evitam o tempo de máquina parada.

SmartLight (torres de sinalização)

Para visualizar os estados de condição, o que permite acompanhar o desempenho e prever possíveis falhas e problemas.

Nível

Para detectar vazamentos nas linhas, permitindo a manutenção direcionada.

No caso das fontes de alimentação, ainda é possível ir além. As unidades de alimentação inteligentes Heartbeat® da Balluff, com interface IO-Link, calculam a vida útil com base na carga e no tempo de execução, abastecendo constantemente a unidade avaliadora dessas informações.

Com base na projeção de tempo de aproveitamento, é garantido que a substituição do equipamento aconteça na hora exata. A tensão e a corrente também podem ser lidas via IO-Link, revelando o status dos atuadores conectados.

Inteligência em nível máximo

Além dos sensores IO-Link padrão, a Balluff oferece um sensor de monitoramento de condição BCM inteligente. Com um design compacto, ele é capaz de medir, via IO-Link, diferentes variáveis físicas em um sistema de nível superior.

Tais dados podem ser usados não apenas para o controle da planta, mas também em avaliações e análises posteriores para fins de diagnóstico.

Além disso, o sensor oferece a possibilidade de definir limites de valores, com disparo de pré-alarmes e alarmes principais, ao menor sinal de alerta. Junto com as mensagens de aviso, esse compilado de informações é um pré-requisito para manutenção preditiva.

Investir em um processo fabril moderno e eficiente pode ser a peça-chave para alavancar a produtividade da sua indústria.

Entre em contato com a equipe de especialistas Balluff e saiba como a implementação do monitoramento de condições pode otimizar os processos da sua indústria, fazendo com que você saia na frente, garantindo qualidade, produtividade e competitividade.

 

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: