Se a sua indústria quer sair na frente no que se refere à produtividade, ampliando competitividade e qualidade dos processos, o caminho é investir no monitoramento de condições.
Imagine só quantos problemas uma máquina quebrada pode causar devido à falta de manutenção nos mais diferentes processos da indústria. São situações indesejadas que determinam interrupção da produção, aumento dos custos e insatisfação do cliente. Mas é uma dor de cabeça que pode ser evitada, com estratégias de monitoramento de condições.
Trata-se de um trabalho que garante a perfeita execução de manutenções preventivas e preditivas, consideradas braços fundamentais para injeção de inteligência e competitividade aos processos fabris. Por meio de sensores que fornecem dados referentes a determinado equipamento ou estágio, por exemplo, é possível reduzir interrupções na atividade produtiva, em um desempenho altamente elevado.
Quando processados, tais dados geram informações para a manutenção das máquinas e, assim, possibilitam procedimentos preventivos. Logo, os sistemas de monitoramento de condições permitem que alterações, como o desgaste em componentes individuais, sejam detectadas mais rapidamente e a conservação da máquina seja melhor coordenada.
Este artigo tem tudo o que você precisa saber sobre a importância dessa técnica, voltada para uma indústria moderna, produtiva e com forte presença no mercado.
Continue a leitura para conferir.
O que é o monitoramento de condições?
O monitoramento de condições tem como objetivo rastrear a saúde e o desempenho de qualquer equipamento ao longo do seu tempo de uso. A partir da utilização dessa estratégia, as empresas manufatureiras podem medir, em tempo real, diferentes parâmetros, como temperatura, corrente elétrica, vibração e RPM. Isso sempre tendo como referência os limites definidos para identificar possíveis sinais de degradação da máquina ou de suas peças.
É uma política que deve estar integrada às ações de melhoria contínua da atividade industrial, e que garante importantes benefícios, como:
- Evita o tempo de inatividade não programado
- Permite a adaptação dos agendamentos de manutenção preventiva às demandas de uso em suas operações
- Garante a coleta dos dados necessários para fazer uma manutenção preditiva e de diagnóstico
- Melhora os indicadores de desempenho em suas instalações, em uma dinâmica fabril muito mais inteligente e voltada a resultados
Ou seja, o monitoramento de condições ajuda a manter o chão de fábrica funcionando de forma produtiva e eficiente. Com detecção precoce de potenciais falhas de equipamentos, as decisões são baseadas em dados e ganham mais assertividade.
É um ciclo virtuoso que não apenas incrementa a produtividade, mas também traz mais segurança para os colaboradores. As equipes não correm os riscos típicos da exposição a máquinas cujos procedimentos de manutenção não estejam sendo devidamente acompanhados.
Manutenção baseada em dados
Como parte integrante de uma estratégia de manutenção baseada na realidade da Indústria 4.0, o monitoramento de condições utiliza a extensa perspectiva da aquisição de informações relevantes para otimizar máquinas, processos e produtividade.
São medidas que podem ser programadas e planejadas, permitindo a manutenção preventiva ideal. É um caminho que permite agir antes que as falhas ocorram, levando em consideração o ciclo de vida dos equipamentos. E isso tem impacto na redução dos custos de manutenção, evitando a surpresa dos gastos adicionais e imprevistos.
Segundo pesquisa divulgada pelo Portal Terra e conduzida pela Plant Performance Group, a adoção de técnicas preditivas consegue reduzir os custos relacionados à operação da manutenção em mais de 50%.
E não é apenas isso, pois essa nova dinâmica representa uma experiência de monitoramento inteligente, integrado, com acesso on-line e em tempo real. Para se ter ideia, um operador, em qualquer parte do mundo, consegue receber informações de fábricas localizadas em diferentes países, com o conhecimento necessário sobre como elas estão operando, sabendo como agir assertivamente na resolução dos problemas.
Monitoramento por sensores
O monitoramento de condições é feito a partir da implementação de sensores em máquinas, fábricas e sistemas, e a Balluff é referência mundial quando se fala no assunto.
Por meio do padrão de comunicação IO-Link, os sensores da Balluff ajudam a fornecer informações relevantes para controle e dados de serviço adicionais. São informações valiosas acerca de fatores como vida útil, horas de operação e reserva funcional, permitindo detectar problemas já no estágio inicial.
E os sensores podem ser empregados nas seguintes funções:
Pressão
Para monitorar processos controlados hidraulicamente, com a medição da pressão refletindo o estado interno do circuito de controle.
Vazão
Para detectar a diminuição do desempenho da bomba ou um filtro em decomposição. Isso pode alertar a necessidade de limpeza ou substituição quando um determinado valor for atingido.
Temperatura
Para detectar continuamente a temperatura de um motor. Se a temperatura medida se desviar dos níveis prescritos, podem ser direcionadas ações que evitam o tempo de máquina parada.
SmartLight (torres de sinalização)
Para visualizar os estados de condição, o que permite acompanhar o desempenho e prever possíveis falhas e problemas.
Nível
Para detectar vazamentos nas linhas, permitindo a manutenção direcionada.
No caso das fontes de alimentação, ainda é possível ir além. As unidades de alimentação inteligentes Heartbeat® da Balluff, com interface IO-Link, calculam a vida útil com base na carga e no tempo de execução, abastecendo constantemente a unidade avaliadora dessas informações.
Com base na projeção de tempo de aproveitamento, é garantido que a substituição do equipamento aconteça na hora exata. A tensão e a corrente também podem ser lidas via IO-Link, revelando o status dos atuadores conectados.
Inteligência em nível máximo
Além dos sensores IO-Link padrão, a Balluff oferece um sensor de monitoramento de condição BCM inteligente. Com um design compacto, ele é capaz de medir, via IO-Link, diferentes variáveis físicas em um sistema de nível superior.
Tais dados podem ser usados não apenas para o controle da planta, mas também em avaliações e análises posteriores para fins de diagnóstico.
Além disso, o sensor oferece a possibilidade de definir limites de valores, com disparo de pré-alarmes e alarmes principais, ao menor sinal de alerta. Junto com as mensagens de aviso, esse compilado de informações é um pré-requisito para manutenção preditiva.
Investir em um processo fabril moderno e eficiente pode ser a peça-chave para alavancar a produtividade da sua indústria.
Entre em contato com a equipe de especialistas Balluff e saiba como a implementação do monitoramento de condições pode otimizar os processos da sua indústria, fazendo com que você saia na frente, garantindo qualidade, produtividade e competitividade.