Balluff Brasil
Balluff Brasil
20 de dezembro de 2018

Como funcionam os sensores de distância?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

A instalação de sensores de distância de alta qualidade na indústria permite que o processo produtivo seja mais eficiente e preciso. Afinal, os dispositivos detectam até mesmo objetos que estão a muitos metros do ponto de medição, sendo úteis para tarefas de controle e monitoramento, garantindo a excelência do produto final.

Mas você sabe como funcionam esses equipamentos? Descubra mais sobre eles no artigo de hoje.

Diferentes tecnologias em sensores de distância

Sensores de distância, também conhecidos como sensores de proximidade, podem atuar com base em diversas tecnologias. Deste modo, podem ser sensores indutivos, ópticos, ultrassônicos e a laser. Aqui, trataremos dos três primeiros.

Sensor industrial Indutivo

O sensor indutivo detecta a posição sem contato com objetos metálicos, portanto, é um sensor de proximidade recomendado para pequenas distâncias. O produto está disponível em diversos formatos construtivos, sendo alguns deles resistentes a altas temperaturas, campos magnéticos e até áreas de solda ou explosivas.

O sensor indutivo de distância analógico, por exemplo, além de averiguar a proximidade dos objetos (em um intervalo de 0,2mm a 50mm), consegue distinguir variações nos materiais do mesmo. Por funcionar sem contato, é livre de desgaste e tem longa vida útil.

Dentre suas aplicações estão o monitoramento de movimentos em dispositivos de junção, estampagem ou fixação da engenharia mecânica.

Sensor industrial Óptico

Outro dispositivo dedicado à medição na indústria é o sensor óptico. O dispositivo é uma excelente opção para detecção de objetos em longo alcance com precisão – até 20 metros, independentemente das propriedades da superfície.

Com o sensor óptico é possível monitorar, por exemplo, objetos móveis em uma ponte rolante na indústria de alimentos, no segmento automotivo ou metalúrgico.

Sensor industrial Ultrassônico

Por fim, o sensor ultrassônico é outro tipo de sensor de distância que deve ser considerado em indústrias que precisam medir a proximidade de objetos com precisão, economia e eficiência. Seu princípio de funcionamento é a emissão de uma onda sonora de alta frequência, que é refletida pelo objeto a ser detectado. A detecção do eco depende da intensidade e da distância entre o objeto e o sensor.

Um dos principais pontos positivos dos sensores ultrassônicos é sua versatilidade, já que eles atuam em meios sólidos, em pó ou líquidos.

Vale lembrar que a instalação de sensores de distância deve se adequar às necessidades específicas de cada empresa. Por isso, contar com o auxílio de profissionais especializados para essa orientação é fundamental para garantir mais eficiência e produtividade.

Quer saber mais sobre sensores e produtividade na indústria? Baixe gratuitamente nosso white paper técnico e saiba como aumentar a vida útil do seu equipamento.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.