Quais são os principais componentes para ter sucesso ao implementar a Internet das Coisas (IIOT)? Há três componentes principais a serem considerados ao iniciar seu projeto piloto de Indústria 4.0: Estratégia, Dados e Ação. Com uma compreensão clara de cada um desses componentes, as implementações bem-sucedidas estão mais próximas do que você imagina.
Estratégia: Qual é o seu plano? O que você precisa saber? Quem precisa saber o quê? Como podemos permitir que as pessoas tomem as decisões certas? Quais padrões seguiremos? Com que frequência precisamos dos dados? Quais dados não precisamos?
Geração de dados: os dispositivos precisam gerar dados cíclicos, fornecendo informações sobre o processo e dados de aviso/evento para fornecer informações sobre problemas. Os dispositivos devem suportar protocolos que permitam a solicitação de dados sem afetar o sistema de controle e estruturados de maneira lógica e fácil de manipular.
Gerenciamento de dados: como vamos lidar com nossos dados? Em que estrutura precisa estar? Precisamos de acesso interno e externo aos dados? Quais requisitos de segurança precisamos considerar? Quais usuários precisarão dos dados? De onde vêm os dados? Quantos dados estamos falando?
Análise de dados: Insight, Big Data, Análise Preditiva, etc. Esses insights, do ponto de vista industrial, devem impulsionar a produtividade para todos os usuários. A Análise Preditiva deve nos ajudar a saber quando e onde realizar a manutenção no equipamento e reduzir drasticamente o tempo de inatividade na fábrica.
Ação: É O componente chave de qualquer sucesso da IIoT. Sem decisões diárias baseadas na estratégia de todos os funcionários, a falha é garantida. A cadeia de suprimentos precisa saber que estamos interessados não apenas no componente de substituição mais barato, mas que pode nos ajudar a gerar dados para melhorar nossos recursos analíticos. A manutenção precisa estar atuando nas saídas Preditivas e passar de um combate aleatório a um incêndio, para evitar intencionalmente o tempo de inatividade.
Temos um extenso portfólio de dispositivos de automação que permitem a geração de dados para aplicativos IIoT, confira em www.balluff.com.br.