Como-acelerar-os-processos-na-industria-em-5-passos-blog
Balluff Brasil
Balluff Brasil
11 de julho de 2017

Como acelerar os processos na indústria em 5 passos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

O mundo está cada vez mais globalizado e a concorrência é intensa em todos os setores. Isso faz com que muitos gestores e executivos estejam sempre de olho em busca de maneiras de aumentar a sua eficiência e eficácia.

Acelerar os processos na indústria, otimizar seus recursos e melhorar a performance da empresa é algo que todos desejam, mas nem sempre os passos tomados os guiam nesse sentido. Se você está notando que o seu negócio precisa melhorar o tempo de produção e a sua eficiência, continue a leitura e veja dicas importantes para acelerar e otimizar os seus processos industriais!

 

O que pode influenciar na performance da minha indústria?

Existem vários itens que podem ajudar você a otimizar os seus processos industriais, mas primeiro é preciso entender a sua realidade e saber o que está causando lentidão e baixa performance na sua indústria.

Para entender quais são os principais gargalos de produção é essencial que você defina os principais indicadores de performance (KPIs) do seu negócio. As questões mais comuns que podem atrapalhar os seus processos são:

  • tempo de processamento alto;
  • grande quantidade de material consumido ou muito desperdício e perdas;
  • falhas de equipamento e paradas;
  • setups de máquinas e ajustes;
  • velocidade de processo reduzida;
  • produção com qualidade abaixo do esperado (alto nível de retrabalho).

A falta de controle de todo o processo produtivo (que vai desde a compra da matéria-prima até o rastreio do item final) é um ponto que costuma acontecer em muitas indústrias e pode acabar levando a performances abaixo do esperado, lentidão nos processos, atrasos nas entregas ou produto final sem qualidade esperada.

 

Como tornar meus processos industriais mais rápidos e efetivos?

Agora que você já viu quais são os principais pontos que podem influenciar negativamente na sua performance, veja algumas dicas para resolvê-los:

 

1- Cuide do seu estoque

Como dissemos o fluxo produtivo é algo que engloba não apenas o chão de fábrica, mas todo o planejamento necessário para que a sua produção ocorra. Nesse sentido, o gerenciamento correto do estoque é extremamente importante. Afinal, se não existir materiais disponíveis dentro do tempo adequado, a sua produção se tornará menos eficiente, lembrando que, algumas indústrias, podem sofrer com a sazonalidade, por exemplo, e estar atento a isso é muito importante.

Monitorar o estoque de maneira eficiente é uma ótima estratégia para acelerar seus processos industriais e otimizar seus custos. Hoje, existem muitas tecnologias integradas capazes de diagnosticar de forma automática a sua necessidade de estoque e de oferecer relatórios personalizados que ajudam muito a tornar o dia a dia das indústrias mais eficientes.

 

2- Automatize seus processos

A automatização industrial é uma das melhores formas de ganhar tempo e qualidade na sua produção. Além de aumentar a níveis importantes a sua produtividade, a automação ainda ajuda a reduzir o tempo de paradas das máquinas e a quantidade de manutenções.

A automação oferece muitos benefícios que podem ajudar a tornar a sua indústria mais eficiente, como:

  • aumento da segurança (graças aos alertas sonoros ou luminosos e os processos industriais);
  • melhora na qualidade do produto final, capacidade de monitoramento;
  • controle e auxílio nas tomadas de decisões;
  • redução de custos (desperdiçando menos material e exigindo menor quantidade de mão-de-obra);
  • aumento da competitividade do seu negócio.

Hoje é possível encontrar soluções em automação para todas as necessidades, tamanhos, tipos e portes de indústria, com custos reduzidos de aplicação e muitos benefícios que vão ajudar a reduzir os seus gargalos e melhorar a sua performance como um todo.

 

3- Rastreie os seus produtos

Se você pensa que após os seus produtos serem entregues, o trabalho acabou, está muito enganado. Uma empresa que se preocupa com a segurança dos seus produtos é muito mais responsável e bem vista pelos consumidores.

Mas, como saber se algum item está apresentando defeito ou se algum lote sofreu com uma falha, se você não tem o hábito de rastrear os seus produtos? Essa ação ajuda a prevenir problemas e riscos à imagem do seu negócio, permitindo um recall mais rápido ou uma retirada total de determinados lotes do mercado.

Dentro da sua linha de produção e da sua indústria saber exatamente onde se encontra cada item também é fundamental para manter a sua empresa mais segura e eficaz. Nesse sentido, existem algumas tecnologias específicas que podem lhe ajudar, como é o caso dos sistemas de RFID industriais, capazes de rastrear automaticamente qualquer objeto.

 

4- Reduza os problemas das suas máquinas

Equipamentos que não funcionam adequadamente ou que vivem parados na manutenção certamente contribuem para tornar seus processos industriais mais lentos e menos eficazes. Muitas vezes, mesmo executando trabalhos de manutenções preventivas, os gestores sentem-se frustrados com os problemas que continuam a surgir.

Além do fato de usar equipamentos antigos ou que não estejam adequados à sua demanda, pode ser que você não esteja regulando seu maquinário de forma correta ou ainda que seus funcionários não estejam usando-os da maneira exata.

Todas essas questões podem ser reduzidas drasticamente com o uso dos sensores inteligentes, que conseguem fazer uma leitura da sua linha de produção e de ajustar automaticamente as configurações ideais dos equipamentos para a necessidade de trabalho.

Os sensores ainda ajudam na emissão de relatórios periódicos e atualizados indicando as possíveis falhas e o que deve ser feito para evitar que elas aconteçam. Tudo isso se traduz em maquinários mais eficientes e produtivos, com menor tempo de parada e com custos reduzidos de manutenção.

 

5- Diminua as perdas na sua cadeia produtiva

As perdas de materiais ou de insumos (como energia elétrica) são fontes inesgotáveis de problemas, lentidão e custos adicionais para os gestores. Novamente, a tecnologia e a automação podem ajudar nesse sentido.

Uma linha de produção inteligente, com uma comunicação adequada entre todos os equipamentos, sistemas e maquinários permite que as perdas sejam reduzidas e que os seus itens finais apresentem uma qualidade superior. O que resulta, claro, em processos industriais mais rápidos e efetivos.

Com essas dicas e informações ficou mais fácil acelerar os processos na indústria? Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse tema, deixe um comentário pra gente!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.