O mundo está cada vez mais globalizado e a concorrência é intensa em todos os setores. Isso faz com que muitos gestores e executivos estejam sempre de olho em busca de maneiras de aumentar a sua eficiência e eficácia.
Acelerar os processos na indústria, otimizar seus recursos e melhorar a performance da empresa é algo que todos desejam, mas nem sempre os passos tomados os guiam nesse sentido. Se você está notando que o seu negócio precisa melhorar o tempo de produção e a sua eficiência, continue a leitura e veja dicas importantes para acelerar e otimizar os seus processos industriais!
O que pode influenciar na performance da minha indústria?
Existem vários itens que podem ajudar você a otimizar os seus processos industriais, mas primeiro é preciso entender a sua realidade e saber o que está causando lentidão e baixa performance na sua indústria.
Para entender quais são os principais gargalos de produção é essencial que você defina os principais indicadores de performance (KPIs) do seu negócio. As questões mais comuns que podem atrapalhar os seus processos são:
- tempo de processamento alto;
- grande quantidade de material consumido ou muito desperdício e perdas;
- falhas de equipamento e paradas;
- setups de máquinas e ajustes;
- velocidade de processo reduzida;
- produção com qualidade abaixo do esperado (alto nível de retrabalho).
A falta de controle de todo o processo produtivo (que vai desde a compra da matéria-prima até o rastreio do item final) é um ponto que costuma acontecer em muitas indústrias e pode acabar levando a performances abaixo do esperado, lentidão nos processos, atrasos nas entregas ou produto final sem qualidade esperada.
Como tornar meus processos industriais mais rápidos e efetivos?
Agora que você já viu quais são os principais pontos que podem influenciar negativamente na sua performance, veja algumas dicas para resolvê-los:
1- Cuide do seu estoque
Como dissemos o fluxo produtivo é algo que engloba não apenas o chão de fábrica, mas todo o planejamento necessário para que a sua produção ocorra. Nesse sentido, o gerenciamento correto do estoque é extremamente importante. Afinal, se não existir materiais disponíveis dentro do tempo adequado, a sua produção se tornará menos eficiente, lembrando que, algumas indústrias, podem sofrer com a sazonalidade, por exemplo, e estar atento a isso é muito importante.
Monitorar o estoque de maneira eficiente é uma ótima estratégia para acelerar seus processos industriais e otimizar seus custos. Hoje, existem muitas tecnologias integradas capazes de diagnosticar de forma automática a sua necessidade de estoque e de oferecer relatórios personalizados que ajudam muito a tornar o dia a dia das indústrias mais eficientes.
2- Automatize seus processos
A automatização industrial é uma das melhores formas de ganhar tempo e qualidade na sua produção. Além de aumentar a níveis importantes a sua produtividade, a automação ainda ajuda a reduzir o tempo de paradas das máquinas e a quantidade de manutenções.
A automação oferece muitos benefícios que podem ajudar a tornar a sua indústria mais eficiente, como:
- aumento da segurança (graças aos alertas sonoros ou luminosos e os processos industriais);
- melhora na qualidade do produto final, capacidade de monitoramento;
- controle e auxílio nas tomadas de decisões;
- redução de custos (desperdiçando menos material e exigindo menor quantidade de mão-de-obra);
- aumento da competitividade do seu negócio.
Hoje é possível encontrar soluções em automação para todas as necessidades, tamanhos, tipos e portes de indústria, com custos reduzidos de aplicação e muitos benefícios que vão ajudar a reduzir os seus gargalos e melhorar a sua performance como um todo.
3- Rastreie os seus produtos
Se você pensa que após os seus produtos serem entregues, o trabalho acabou, está muito enganado. Uma empresa que se preocupa com a segurança dos seus produtos é muito mais responsável e bem vista pelos consumidores.
Mas, como saber se algum item está apresentando defeito ou se algum lote sofreu com uma falha, se você não tem o hábito de rastrear os seus produtos? Essa ação ajuda a prevenir problemas e riscos à imagem do seu negócio, permitindo um recall mais rápido ou uma retirada total de determinados lotes do mercado.
Dentro da sua linha de produção e da sua indústria saber exatamente onde se encontra cada item também é fundamental para manter a sua empresa mais segura e eficaz. Nesse sentido, existem algumas tecnologias específicas que podem lhe ajudar, como é o caso dos sistemas de RFID industriais, capazes de rastrear automaticamente qualquer objeto.
4- Reduza os problemas das suas máquinas
Equipamentos que não funcionam adequadamente ou que vivem parados na manutenção certamente contribuem para tornar seus processos industriais mais lentos e menos eficazes. Muitas vezes, mesmo executando trabalhos de manutenções preventivas, os gestores sentem-se frustrados com os problemas que continuam a surgir.
Além do fato de usar equipamentos antigos ou que não estejam adequados à sua demanda, pode ser que você não esteja regulando seu maquinário de forma correta ou ainda que seus funcionários não estejam usando-os da maneira exata.
Todas essas questões podem ser reduzidas drasticamente com o uso dos sensores inteligentes, que conseguem fazer uma leitura da sua linha de produção e de ajustar automaticamente as configurações ideais dos equipamentos para a necessidade de trabalho.
Os sensores ainda ajudam na emissão de relatórios periódicos e atualizados indicando as possíveis falhas e o que deve ser feito para evitar que elas aconteçam. Tudo isso se traduz em maquinários mais eficientes e produtivos, com menor tempo de parada e com custos reduzidos de manutenção.
5- Diminua as perdas na sua cadeia produtiva
As perdas de materiais ou de insumos (como energia elétrica) são fontes inesgotáveis de problemas, lentidão e custos adicionais para os gestores. Novamente, a tecnologia e a automação podem ajudar nesse sentido.
Uma linha de produção inteligente, com uma comunicação adequada entre todos os equipamentos, sistemas e maquinários permite que as perdas sejam reduzidas e que os seus itens finais apresentem uma qualidade superior. O que resulta, claro, em processos industriais mais rápidos e efetivos.
Com essas dicas e informações ficou mais fácil acelerar os processos na indústria? Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse tema, deixe um comentário pra gente!