Monitorar condições é gerar dados em tempo real que permitem rastrear a saúde e o desempenho das máquinas. É a perfeita otimização da linha de montagem
Detectar antecipadamente qualquer tipo de dano que possa afetar a linha de produção é sinônimo de economia de tempo e dinheiro, ainda mais em se tratando de algo tão complexo e preciso como a fabricação de veículos. Por isso, falar em monitoramento de condições nos processos da indústria automotiva é pensar em eficiência.
A ajuda na tomada de decisão sobre quais medidas de manutenção preventiva precisam ser tomadas é muito importante. Monitorar condições também torna possível o rastreamento da saúde e o desempenho de uma máquina ao longo do tempo, contribuindo para uma maior vida útil dos seus componentes.
O ponto de partida é a coleta de dados em tempo real, o que garante total sintonia com as mais modernas tecnologias. É o casamento perfeito que leva à otimização dos equipamentos e à maior produtividade.
Neste artigo, vamos trazer informações que não podem faltar sobre o monitoramento de condições e mostrar como ele é imprescindível nos processos da indústria automotiva. Siga com a gente!
A tecnologia na indústria automotiva
A indústria automobilística sempre foi norteada pela constante adaptação tecnológica. E não é para menos. Trata-se de um processo produtivo diferente dos demais, devido à variedade de componentes utilizados, tanto em veículos leves como pesados, que precisam ser perfeitamente projetados para a alta qualidade mecânica.
Essa história começa em 1913, com o pioneirismo de Henry Ford na inauguração de uma linha de montagem que continha 84 etapas, para produzir em massa o icônico Ford T. Hoje vemos fábricas já adaptadas aos princípios da Indústria 4.0, com 70% das tarefas sendo realizadas por robôs, o que permite que as atividades que exigem habilidade e raciocínio humano sejam realmente o foco da liderança na empresa, melhorando a tomada de decisões e garantindo um trabalho mais assertivo.
É, na verdade, um trabalho conjunto voltado à eficiência e à produtividade, e os resultados se refletem em surpreendentes estatísticas. De acordo com uma reportagem da Revista Quatro Rodas, a fábrica da GM em São Caetano, no ABC Paulista, produz um veículo compacto completo em 24 horas.
Para tudo ocorrer de forma tão ágil e cirúrgica, o monitoramento de condições não pode ficar de fora. É um processo que, a partir de dispositivos que controlam temperatura, pressão, nível e outros dados, recolhe informações em tempo real sobre a condição de uma planta. A grande diferença é que essas informações permitem agir antes mesmo da ocorrência de falhas no processo produtivo.
Vamos aprofundar o tema!
Como funciona o monitoramento de condições
A operação eficiente e sem problemas é fundamental nos processos da indústria automotiva, responsável por cerca de 22% do PIB industrial no Brasil, segundo a revista Novo Varejo, e isso tem tudo a ver com rastrear as condições das máquinas simultaneamente, evitando tempo de inatividade não programado, com garantia dos procedimentos de conservação preventiva adequados às demandas de uso.
É manutenção preditiva e preventiva na prática. Isso a partir de sensores que geram informações em tempo real, identificando parâmetros nos mais diferentes cenários. Veja exemplos claros dos benefícios colhidos com o monitoramento de condições:
- Sensores de pressão: viabilizam processos controlados hidraulicamente, nos quais a medição da pressão reflete o estado de todo o circuito.
- Sensores de vazão: detectam a diminuição no desempenho da bomba ou de um filtro em decomposição, alertando para a necessidade de limpeza ou substituição da peça.
- Sensores de temperatura: monitoram, de forma contínua, a temperatura de um motor. Caso fuja do padrão, ações podem ser tomadas para evitar o tempo de máquina parada.
- SmartLights: geram visualização dos estados de condição dos processos, com base em torres de sinalização.
- Sensores de nível: detectam vazamentos nas linhas, permitindo a manutenção direcionada.
Assim, problemas podem ser antecipados para evitar ou minimizar os atrasos na produção, bem como os custos envolvidos em uma linha de montagem. Além disso, a supervisão dos processos da indústria automotiva gera segurança aos funcionários, que não ficam expostos a situações de perigo, até mesmo realizando o trabalho de forma remota.
Tecnologia Balluff gerando resultados
A Balluff sai na frente quando se trata de monitoramento de condições e processos da indústria automotiva. São soluções capazes de analisar com detalhes a linha de produção para manter toda a fábrica funcionando sem falhas ou erros.
O Sensor de Monitoramento de Condições BCM da Balluff detecta variáveis físicas como vibração, temperatura, umidade relativa e pressão ambiente, fornecendo dados em tempo real ao sistema host, via IO-Link. Trata-se de um protocolo padronizado que permite parametrizar facilmente os sensores. Esse monitoramento automatizado pode definir valores-limite para pré-alarmes e alarmes principais, gerando mensagens de aviso quando certos eventos ocorrem.
Entre essas soluções estão as fontes de alimentação inteligentes Heartbeat®, com interface IO-Link, à prova de curto-circuito e com excelente desempenho nos processos da indústria automotiva. Enquanto uma fonte tradicional tem como função receber a energia da rede e adequá-la a cada máquina, a tecnologia Heartbeat agrega o diferencial do feedback contínuo sobre o grau de desgaste e o tempo de vida útil restante dos componentes, apoiando as estratégias de manutenção preditiva.
Outra tecnologia disponível da Balluff é o sistema RFID, método de identificação automática por sinais de rádio. Ele detecta a localização de cada componente, da entrada na fábrica até a linha final de produção de um carro. Sendo assim, é possível restaurar o estoque atual e saber se ele está montado no veículo correto, aumentando significativamente a confiança e eficiência do processo.
Assista ao replay do webinar da Balluff!
A importância desse rastreamento de dados em tempo real para uma operação mais eficiente motivou a Balluff a realizar o webinar “Web 4.0: Monitoramento de Condições nos Processos da Indústria Automotiva”.
O evento totalmente on-line aconteceu no dia 22 de junho e foi um verdadeiro sucesso, ao abordar o tema de forma completa por especialistas de uma empresa com um século de tradição no mercado e líder mundial no segmento de automação industrial.
Se você não teve a oportunidade de assistir ou quer rever todo o excelente conteúdo que trouxemos sobre o tema, a chance não está perdida. O replay do webinar da Balluff focado em otimizar a linha de montagem da fabricação de veículos está disponível. Confira tudo neste LINK – e fique por dentro do que há de mais recente sobre o monitoramento de condições e processos na indústria automotiva!