Sensores ultrassônicos são conhecidos por sua precisão e versatilidade de aplicações na indústria. Os instrumentos são baseados na emissão de uma onda sonora de alta frequência que se choca com o objeto em questão – a medição é feita a partir do tempo levado para a recepção do eco produzido.
E os pontos positivos desses sensores industriais são muitos, dentre eles, a medição e controle sem necessidade de contato; a detecção confiável independente da cor e das características do objeto e a capacidade de detectá-lo – seja o monitoramento do pó, granulado ou líquido – mesmo de longe, ou quando há névoa e poeira no local.
A seguir, apresentamos 5 aplicações dos sensores ultrassônicos, disponíveis em formato cuboide ou cilíndrico, que você precisa conhecer.
Medição do nível de enchimento em recipientes estreitos com sensor ultrassônico
Imagine uma indústria farmacêutica que precise controlar de forma precisa a quantidade de um remédio (líquido ou sólido) depositado em pequenos frascos. O sensor ultrassônico com acessório de focalização ajuda nesse processo, verificando o nível exato de enchimento desses recipientes estreitos.
Monitoramento de embalagens com sensor ultrassônico
A indústria alimentícia possui um controle de higiene rigoroso, o que demanda a tecnologia dos sensores em diversos processos. Um deles é o monitoramento de embalagens, executado pelo sensor ultrassônico.
Esses sensores, construídos em aço inoxidável, verificam a vedação das embalagens dos alimentos, assegurando uniformidade na qualidade do processo.
Inspeção de embalagens com sensor ultrassônico
Em indústrias com correias transportadoras (como a indústria alimentícia), um conjunto de sensores ultrassônicos monitora simultaneamente as embalagens, para checar se estão completas, ou seja, preenchidas com o produto.
O monitoramento é preciso e eficaz, mesmo se as superfícies forem reflexivas, transparentes, ou tenham diferentes cores. Além disso, os dispositivos não interferem na ação um do outro, garantindo total segurança no processo.
Monitoramento do nível de enchimento de silos com sensor ultrassônico
Sensores ultrassônicos são capazes de detectar também o nível de enchimento de materiais a granel em um grande recipiente, como os silos. A medição é contínua e o nível de enchimento pode ser transmitido ainda, por um sinal analógico ou por meio de dois sinais digitais (valor mínimo e máximo).
Desta forma, o monitoramento com esse sensor industrial torna-se ainda mais completo.
Controle de ondulação de folha e monitoramento de diâmetro de rolo
Com o sensor ultrassônico com saída analógica é possível detectar o material em rolo ou bobina (de indústrias de papel e celulose, por exemplo), e acionar o freio do rolo, se necessário. O uso de outro sensor com saída analógica ajusta a alimentação de material no rolo de bobinamento, em função do tensionamento da folha.
Na prática, os sensores ultrassônicos evitam falhas neste processo, como rugosidades no material da bobina.