Os avanços da Internet das Coisas (IOT) são inegáveis. E, quando esse conjunto de tecnologias é utilizado na indústria, os benefícios podem ser vistos em toda a empresa, abrangendo não apenas o setor produtivo, mas áreas estratégicas indispensáveis para fomentar o crescimento da companhia.
Contudo, sem o devido cuidado, é possível que surjam falhas em IOT que impactem de forma negativa na indústria. Veja quais são os principais erros e saiba como preveni-los.
1. Dados úteis que não são utilizados para a melhoria dos processos
Um dos aspectos mais relevantes da Internet das Coisas para automação industrial é o monitoramento dos processos produtivos. A conexão dos sensores e dispositivos permite que a empresa verifique o desempenho de cada item em tempo real, de forma ininterrupta.
No entanto, a falha ocorre no momento em que as empresas não observam atentamente tais dados, ou mesmo passam a negligenciá-los por completo. Isso porque o fornecimento das informações ajuda a companhia a aprimorar cada um dos processos continuamente. Logo, analisar os relatórios do fluxo da produção (do estoque, ou de demais áreas da companhia) é uma etapa indispensável para impulsionar o negócio.
2. Falhas na segurança da informação
O sistema de Big Data e o avanço do cloud computing trazem novas possibilidades à Internet das Coisas aplicada à indústria (IIoT). Afinal, agilizam a troca de informações e fazem com que o armazenamento de dados da companhia esteja um passo à frente, em comparação a métodos mais arcaicos.
Entretanto, com o risco de ataques cibernéticos até mesmo a grandes sistemas, é importante que a indústria reforce a segurança das informações. Apenas com softwares inteligentes de proteção dos dados é possível obter os benefícios da tecnologia de dados em nuvens, correndo menor risco de acessos indevidos ao sistema.
3. Equipamentos sem qualidade para colocar a Internet das Coisas em prática
Por fim, a qualidade dos sensores e dispositivos envolvidos no sistema de IOT é um ponto que determina um erro ou acerto em todo o processo. Afinal, com bons equipamentos há a garantia da conexão de excelência que, por sua vez, leva a dados confiáveis sobre a empresa, multiplicando sua redução de custos, produtividade e eficiência. Consequentemente, há a adesão bem-sucedida da companhia à era da indústria 4.0.
Se você deseja se manter atualizado sobre temas como Internet das Coisas e Indústria 4.0, acompanhe nossa página no LinkedIn!