Sensores indutivos ou capacitivos: qual o ideal para a minha indústria?

quer_garantir
Quer garantir o monitoramento confiável do seu processo produtivo? Descubra como!
12 de julho de 2018
Agradecimento Prêmio FCA
Balluff recebe Prêmio América Latina da FCA
12 de julho de 2018

Todas as indústrias utilizam sensores para tornar seus processos mais eficientes, independentemente do segmento de atuação. Contudo, para cada necessidade há um sensor industrial ideal.

Neste artigo, listamos algumas características desses dispositivos que ajudarão sua indústria a identificar os mais adequados para seus processos.


Características e aplicações dos sensores indutivos

O sensor indutivo registra a posição dos produtos de forma precisa, inclusive no setor de metais. Devido a sua capacidade de detectar objetos metálicos à distância, é considerado um sensor de proximidade.

São apropriados para diversas aplicações e apresentam vantagem em questão de alcance. Alguns produtos, como os sensores indutivos da Balluff, possuem faixa de medição ajustável de até 100 mm, promovendo uma leitura eficiente de objetos distantes. O custo-benefício e sua capacidade de monitoramento eficaz mesmo em ambientes com poeira (não metálica) ou sujeira são outros pontos positivos do sensor industrial indutivo.

Além disso, sensores indutivos industriais estão disponíveis em dois formatos construtivos: cilíndricos e cubóides.

Dentre as indústrias que se beneficiam das funcionalidades do sensor nos processos industriais estão a automotiva e a de materiais de construção.


Características e aplicações dos sensores capacitivos

O sensor capacitivo atua como detector de proximidade, medindo pequenos deslocamentos de objetos e níveis de enchimento. Um ponto de destaque dos sensores capacitivos Balluff, por exemplo, é a tecnologia Smart Level, que permite que o dispositivo compense umidade, espuma e aderências de qualquer tipo - inclusive através de paredes de vidro com até 10 mm de espessura.

Com relação à resolução, variedade de materiais em que é fabricado, detecção de objetos pequenos e facilidade de montagem, o sensor capacitivo é especialmente vantajoso. Contudo, o dispositivo é inadequado para ambientes com poeira.

Escolher o sensor industrial adequado para o processo pode ser um grande desafio, por isso, na Balluff você encontra especialistas que ajudam sua empresa a encontrar os equipamentos ideais para cada necessidade. Fale com a Balluff e torne sua indústria mais eficiente e produtiva com nossos sensores industriais e capacitivos.

sensores-industriais